Isso faz algum sentido também. Eu nem quis ir muito por esse lado, mas dei uma pincelada na minha resposta. Dái existem algumas linguagens que já usam Wasm para resolver isso no browser, se não tem jeito mesmo e tem que rodar nele. E elas tem seus problemas também. A solução simples foi ignorada por todos, então todos pagamos o preço por isso.
No lado do cliente, qualquer tentativa de criar aplicações complexas vai ser uma "gambiarra". O TypeScript pode ser uma das opções mais robustas nesse cenário. Tenho notado a tendência da comunidade Rust em desenvolver soluções com frameworks frontend baseados em Wasm. Entretanto Rust, me parece complexo demais para criar apenas interfaces de usuário - apesar da ideia de aplicações end-to-end ser atrativa. Também conheço o Blazor da Microsoft, que tem certa relevância em certos mercados. Não tenho experiência no desenvolvimento, mas como usuário, a experiência não me agradou.
Uma tendência promissora que vejo, é o uso equilibrado e racional do JavaScript, focando na renderização e na experiência do usuário, enquanto a lógica e, se possível, todo estado da aplicação permanecem no backend. Feitos com a tecnologia apropriada para lidar com estas complexidades.
A popularidade do TypeScript no backend é que me deixa mais intrigado. Para mim, indica um problema. Muitos desenvolvedores optam por usar a única linguagem que conhecem para tudo, criando inúmeras ferramentas, às vezes eficazes, para resolver um problema que é na verdade uma decisão clara de projeto e escopo da linguagem.
Por outro lado, a comunidade JS tem feito avanços notáveis em ferramentas robustas para lidar com tipos. Tenho acompanhado superficialmente o Bun e seu suporte nativo ao TypeScript, mas ainda não sei qual vai ser o impacto disso.
Concordo com tudo, ou quase, se entendi tudo. Eu acho que JS funciona muito bem para sites, até porque deve ter pouco dele. E de fato evitar um pouco o SPA parece melhor, como eu sempre disse, e parece que é a tendência, até o Blazor novo está investindo nisso. Para aplicações (o que implica ser SPA) o TS tende a ser melhor. Mas para estes casos web ainda não é o ideal :)