Executando verificação de segurança...
1

Achei que eu tinha postado isso :D Porque eu falo sempre disso e muitas vezes do mesmo jeito, citos esses exemplos.

Sobre a questão do site/app pequeno (é engraçado que as pessoas perderam tanto a noção das coisas que acham que monótito ou microsserviços é algo só para web, e não é, mas provavelmente se não for para web é provável que o time já tenha mais competência e dificilmente vai adortar microsserviços nisso).

Aliás, em time pequeno nem deve passar pela cabeça a palavra microsserviços.

Eu já passei pela experiência de reformar e de demolir, mas nunca para microsserviços, foi mudanaça de tecnologia ou mudar tudo porque o legado era impraticável. Os resultados sempre foram bons.

O caminho dos microsserviços só pode se dar em equipes enormes, mas enormes mesmo, que não estejam conseguindo gerenciar isso, e a equipe esteja preparada para desenvolver algo mais complexo, porque ms são mais complexos. Além disso precisa fazer um experimento (curiosamente ninguém fala em MVP nisso, né? Porque adotam MVP com receita de bolo, modinha, não porque sabem o que está fazendo) e precisa provar que será melhor, sem entrar com um viés. Na verdade pode ter um viés, de não querer microsserviços, assim fica mais garantido.

Sua última pergunta é um enorme "sim". Mas nem todo mundo é assim, existem pessoas competentes de verdade, e as outras são só pessoas comunicativas, que são convencer, que são políticos.

Eu sou engenheiro, não sou político. Eu não faço nada para agradar, eu faço para funcionar. Se você ver alguém querendo agradar muito, desconfie, político que tem cargos de governo e políticos na iniciativa priva ou até na vida particular só tem um interesse, e você não vai se beneficiar disso a não ser que ele precise de você para alcançar seu objetivo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...