Executando verificação de segurança...
3

O que essa nova forma de programação pode oferecer na criação de produtos?

É uma questão semântica, e estritamente falando é programação, mas não é como se costuma fazer. Não é fazer uma aplicação. É usar uma aplicação pronta onde você configura, amplamente, algo e vê acontecendo conforme algumas predefinições. Portanto é algo bem limitado, é uma forma de extender algo existente e não criar algo do nada, você trabalha em cima de modelos.

Você pode ver como um framework extremamente limitado sem um linguagem de programação, e normalmente todo visual.

Ele oferece facilidade, sem necessidade de programação como conhecemos.

Quais plataformas são mais utilizadas?

Não sei te dizer porque não estudo o mercado. Eu andei vendo algumas mas acho que eram todas low-code que permitem um pouco mais de personalização do que deve fazer, e de fato pode substituir algumas aplicações mais bem pensadas, em ambientes mais restritos. Provavelmente um Power Apps da Microsoft não entra por causa disso.

Sei que o Excel pode ser considerado assim, ou pelo menos low-code, já que ele tem como programar com linguagem mais tradicional também.

Vem sendo utilizado em grandes empresas?

Sim. E há fortes críticas. Tem causado problemas pela baixa qualidade das aplicações e a criação do que se chama shadow IT, onde vira um submundo, perde controle. É mais ou menos como usar WhatsApp para comunicação da empresa grande que tem políticas rígidas, quebra tudo o que deveria ser. Por isso não sei se podemos dizer que empresas grandes estão usando, parece mais que pequenas empresas dentro de grandes empresas estão usando. Eu nunca vi um caso (pode existir) de uma empre grande apostar totalmente nisso.

Mas é claro que tem algumas vantagens. Curiosamente, parece ser mais usado por grandes empresas que vão criando silos/guetos, mas pouco, proporcionalmente, em pequenas, que poderiam se beneficiar mais.

Em um futuro breve, pode ser o futuro da programação, tendo em vista o avanço tecnológico das IA's?

Depende do que chama de futuro. É o presente em certo ponto de vista. Mas se quer saber que vai substituir a programação como conhecemos?

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Por isso não sei se podemos dizer que empresas grandes estão usando, parece mais que pequenas empresas dentro de grandes empresas estão usando. Eu nunca vi um caso (pode existir) de uma empre grande apostar totalmente nisso.

A Petrobras está migrando todos os sitemas legados para low-code em Outsystems. O low-code já é é mais que uma realidade e enormes empresas já estão utilizando, como a Vallourec, Piracanjuba e diversas outras.

1