Executando verificação de segurança...
3

Eu não vou fazer um post discordando de nada por duas razões: a) não costuma ser produtivo em assuntos assim; b) eu concordo com a essência de tudo o que está escrito, eu poderia ter escrito esse post, mas não o fiz.

Não fiz justamente pelo motivo a. E o problema está nas entrelinhas, não no conteúdo. E falar de possibilidades, nem sempre dá para enxergar claramente quais são as entrelinhas, vira especulação.

Concordo sobre a mediocridade, sobre precisar a mente aberta, se adaptar, sobre um lado do tema IA abordado, que é o medo dela, concordo com o viés da sociedade em tudo o que ela faz, que as pessoas não estão tão preparadas para várias coisas, que não estão vendo a realidade, não enxergarem onde estão e o que são, e tudo mais. E talvez o que concordo mais é sobre as pessoas estarem em bolhas.

Se for para discordar é nos detalhes que não estão escritos aí.

Por exemplo, que também tem um deslumbramento sobre a IA. Então existe a bolha dos desesperados que a IA vai dominar tudo e destruir e a bolha dos que acham que ela é uma maravilha que salvará tudo.

Este é só um exemplo de bolha. Todo mundo concorda que o outro está em uma bolha. Mas falta enxergar que todos estão. E algumas pessoas não enxergam porque ele está na bolha que ela considera do bem, então só a outra bolha é que deve ser criticada, "eu estou em algo muito bom". Bolha passou a ser usada como algo negativo sempre, quem está em uma está fazendo algo errado. E é verdade. Difícil é não estar em uma bolha. Difícil é entender que você está também, então está em posição desfavorável também. E isso a postagem original fala. O problema é reconhecer. Para evoluir. Para deixar de ser medíocre. Tá vendo como concordo?

Eu vi uma pesquisa que andaram publicando, não sei até que ponto ela é confiável, mas não é algo inventado, alguma seriedade tem, só não sei se os critérios são tão bons, que demonstra que o Brasil, se não me engano, é o segundo pior país em percepção de realidade, sendo que a esmagadora maioria não tem. E meio que todos concordam com isso. "Os outros não têm percepção da realidade mesmo, ainda bem que eu tenho". A conta não fecha. E bolhas ajudam as pessoas a consolidarem suas posições.

Não acho coincidência que o Brasil seja o maior consumidor de redes sociais do mundo, sob certos critérios. E já está bem claro como elas criam bolhas, tão importantes para dar a validação que algumas pessoas precisam para suas crenças, para suas percepções irreais da realidade, até mesmo incutidas pela bolha, assim como ter uma força para combater a outra bolha.

É um cabo de guerra onde ninguém vai evoluir, porque só há o sentimento de querer vencer. Um amigo meu chama de dick contest. O ser humano sempre teve um pouco isso, mas nunca teve a força de bolhas enormes para ajudar a sua defesa.

Eu não queria ficar pegando muito em pontos específicos, mas um me chamou atenção e resolvi dar meu depoimento. A maioria das pessoas formadas em filosofia no Brasil, onde tenho conhecimento, não tem conhecimento real sobre filosofia. Não conheço sociólogos, mas vai pelo mesmo caminho, a não ser sempre sobre os mais famosos (alguns deles talvez) e o único cientista político que conheci pessoalmente só fez o curso para ajudar no seu viés, e se deu bem porque o  curso tinha justamente seu viés. Quase ninguém terá conhecimento sobre essas coisas. Eu dou muito valor para isso e acho que deveria ter isso tudo, e psicologia no ensino médio, mas ministrados por pessoas preparadas. Aí ferrou. Junto com outros pontos de formação educacional, ajudaria muito. Mas infelizmente as pessoas estão saindo da escola sem saber matemática e comunicação e expressão. Falta raciocínio em geral, imagine para pegar questões de humanas bastante complexas.

Então fica fácil as pessoas terem ilusões de que sabem um pouco sobre o assunto. Melhor ainda se a bolha dela disser que ela sabe.

Já disseram que tudo pode ser criticado, eu estou me expondo para ser, podia ficar quieto e pensando "eu estou certo e ficando quieto ninguém vai me contestar", então as críticas que podem ser feitas a qualquer post desse tipo é que ele pode cair em projeção e não oferecer soluções reais, além de dar margem para cada um interpretar como quiser por não se aprofundar (eu entendo a dificuldade de fazer isso). Aí fica a sensação de que talvez não deveria ser postado, ainda que eu não goste de nenhum tipo de censura, até mesmo da auto censura. Mas que bom que postou.

Eu uso como exemplo a coisa de quando alguém fala assim: "você é arrogante". Mas você quer algo mais arrogante que isso? Se torna uma situação sem solução.

O que eu tenho certeza é que ninguém sabe o que vai acontecer, quais as consequências exatas sobre seus atos, as pessoas não conseguem controlar totalmente suas vidas, suas ações, justamente porque quase não há pessoa normal no mundo, e não é tão simples quanto "espalhar a palavra" e todo mundo funcionará bem. Em economia que tem um componente exato forte erram tudo, imagine tentar acertar em algo social.

Se só sei que nada sei então não posso ensinar nada para ninguém. Quem tenta dizer o que vai acontecer com as pessoas que não estão enxergando a realidade, não está enxergando a realidade.

O ser humano é muito mais complexo que isso. Qualquer tentativa de produzir algo relevante em meia dúzia de parágrafos sobre isso, falhará, será raso.

Não é uma discordância, mas um contraponto. As discordâncias podem vir nos detalhes, que é sempre onde está o perigo. Por exemplo, "área que muitas vezes é tóxica por conta de pessoas imaturas" eu concordo muito com isso, mas talvez eu tenha visão contrária ao autor nos detalhes.

Eu sei um pouco de programação, quem quiser posso ajudar nisso.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

Caaaara, que comentário!

Tem tanta coisa que da pra pegar de forma separada e debater sobre. Muito rico isso.

Realmente como mencionasse eu deixei várias partes sem me aprofundar. E proposital muitas vezes, porque sei que as pessoas não gostam muito de ler textos grandes, acho que hábito de textos de 3 linhas do Instagram.

Isso pode ser um problema, porque se fala demais as pessoas não te ouvem ou não leem o que você diz, e se falar pouco vão interpretar de forma errada e (na maioria) te xingar. Eu tentei criar um texto que viesse no meio disso e até acho que consegui. Podes ver pelos comentários que foram dividos com vários tipos de conteúdos.

Fico animado que tiveram aqueles que viram um momento de reflexão, e distribuiram um pouco dos seus pensamentos e emoções nos comentários, no final eu só queria ver se ainda valia a pena essa plataforma, se ainda existia alguém capaz de refletir aqui dentro.

1

Concordo totalmente. A Internet tá bem difícil, infelizmente. É o de sempre, a ferramenta pode ser udada de forma melhor ou pior, mas o caminho mais fácil semrpe será usado, é lei da natureza.