Sou apenas eu vendo isso no Tabnews?
Atenção: Esse artigo demanda de um pensamento aberto.
Eu acho uma ideia realmente muito interessante o Tabnews. Os motivos e objetivos para a criação da plataforma e ver ela em pé me inspirou para algumas outras ideias que poderiam ajudar as pessoas a viverem num espaço mais saudável. Mas vamos a verdade né, tecnologia é uma área que muitas vezes é tóxica por conta de pessoas imaturas.
Contextualização
Eu moro no Sul, mais especificamente em Santa Catarina, que é uma região muito conhecida pela forma preconceituosa dos cidadãos pensarem, mas também pelo empreendedorismo e inovação (além das prais bonitas).
O problema é que as pessoas que na maioria tem oportunidade de cursar uma faculdade de tecnologia, ter um computador e conseguir um emprego na área Tech, geralmente são pessoas que tem famílias classe média pra alta, o que significa que essas pessoas não precisam se esforçar duas vezes mais ou trabalhar muito para conseguir algo - quando em comparação com pessoas de renda menor.
Alguns já devem ter visto o vídeo da história da Ana que o Deschamps já fez e ele explica muito sobre o tipo de pessoa que geralmente vejo em empresas de tecnologia e que ando vendo em postagens e comentários aqui da rede.
Onde quero chegar?
A uns dias, ando vendo na maioria dos posts, pessoas que vivem numa bolha muito parecida com a que mencionei no parágrafo anterior. Pessoas - Atenção! Se prepare - Medíocres.
Isso mesmo. Pessoas medíocres. E para quem não sabe, medíocre significa:
- de qualidade média, comum; mediano, meão, modesto, pequeno.
- diz-se de ou pessoa pouco capaz, sem qualquer talento, que, de modo geral, fica aquém das outras ou que, num dado campo de atividades, não consegue ultrapassar ou mesmo atingir a média.
De todos os posts das últimas duas semanas que visualizei, sobre o tema AI, apenas UM foi relevante. Esse aqui. Todos os outros, foi sobre alguma coisa relacionada a:
- "IA é maligna e vai dominar o mundo";
- "IA vai substituir pessoas e acabar com empregos";
- "IA's devem ser paradas antes que prejudiquem a humanidade";
O que pode ser resumido apenas a "Não sei sobre o que estou falando, estou apenas assustado e tenho medo de admitir e estudar sobre o assunto de forma melhor, para assim adicionar informações relevantes a conversa".
Sério, ta tudo bem não saber sobre tudo, você pode dizer que não sabe e estudar sobre o assunto em outra hora. FOMO é algo real, e todos estão tentando lidar com isso. E cara, uma das frases mais geniais da história é:
"Só sei que nada sei"
Exatamente porque ter a humildade e capacidade de enxergar a própria ignorância é algo maravilhoso. Porém, MUITO subestimado nos dias de hoje.
As redes sociais criaram o hábito fazer pessoas sem conhecimento falarem sobre as coisas, e acharem que estão arrasando. Quando na verdade só estão espalhando desinformação e diminuindo a qualidade do debate.
A parte difícil para a maioria de quem trabalha com Tecnologia
As pessoas que trabalham em Tecnologia geralmente tem pouco ou nenhum conhecimento REAL sobre assuntos como filosofia, sociologia e política.
Você que está lendo, conseguiria dizer Sim a SI MESMO as seguintes perguntas:
- Tenho conhecimento dos problemas socias atuais do país?
- Tenho conhecimento sobre Racismo Algorítmo?
- Tenho conhecimento sobre a disparidade de gênero no Brasil?
- Tenho conhecimento sobre minha própria saúde mental e das pessoas ao meu redor?
Gente, estamos na era das Inteligências Artificiais e ESG. Se você continuar sendo a típica pessoa de tecnologia que não olha por cima do próprio muro, você vai ficar pra trás. E não vai ser por causa do avanço da IA ou coisa do tipo, mas por causa da SUA falta de avanço, numa sociedade que prioriza cada vez mais o direito das pessoas, o cuidado ao meio ambiente e a saúde mental nas empresas.
Dominar um linguagem de programação, um Framework ou um Design Pattern, é MUITO mais fácil do que entender o ser humano. Entender a dor dele e pensar em formas de o ajudá-lo. Afinal, é pra isso que tecnologia serve, ajudar as pessoas.
Mas parece que tem muita gente achando que o objetivo de tecnologia é ver um "Hello World" piscando na tela. Ou um "100% Passed tests".
Deve ser por isso que tem tanta gente com medo de ser substituído. Lá no fundo, sabem que são pelo menos um pouco medíocres.
Mas sabe o que faz uma pessoa ser realmente medíocre? Não admitir isso. Não procurar se adaptar. Não procurar evoluir. Não procurar sair do lugar.
Conclusão
Uma máquina consegue responder que pode ter informações racistas na sua base de dados, mas um ser humano na maioria não consegue admitir isso.
Uma IA, que pode criar um código ou tirar uma dúvida em praticamente qualquer tecnologia, não vai sair por aí ofendendo colegas com alguma fala ou piada desnecessária. Já o ser humano Quadrado que acha que tudo é "Mimimi", que só sabe usar um Framework da moda, não sabe nem se comunicar de forma assertiva, nem tem inteligência emocional, vai continuar com os hábitos de sempre.
Estamos numa sociedade que está se regulando para evitar o preconceito, aumentar a diversidade, incluir mais IA, mais filosofia e sociologia para entender os limites e regular a IA...
Você Realmente não vai ter espaço, caso não pare de ser medíocre =)
E sério, se você leu até aqui, e não parou para pensar sobre si mesmo ou as pessoas ao redor que demonstram alguns dos pontos que escrevi aqui... Então eu realmente sou o único vendo isso, ou melhor, sou o único capaz de admitir a própria medíocridade.
"Só sei que nada sei"
-Sócrates