Executando verificação de segurança...
1

Será que eu sou estranho?

Eu leio muito mais rápido do que consigo ouvir. Para não ficar tão defasado eu costumo ouvir em 2x. Mas eu sinto, sem ter certeza que seja verdade, que retenho muito menos ouvindo assim.

Não vou questionar a preponderância de um modo ou outro em cada pessoas. Mas fico me perguntando se é verdade que lemos mais lentamente que ouvimos. Então tem dados que demonstrem que isso ocore majoritariamente.

Não estou dizendo que a indicação é ruim, mas não sei bem o quanto é universal, por isso queria mais informações de quem puder fornecer.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acredito que, na maioria das vezes, nós não precisamos compreender 100% do conteúdo que estamos lendo ou ouvindo e, portanto, ao receber "inputs de dados" no seu cérebro, nem tudo fica armazenado, porque a maioria das informações que recebemos não são relevantes para a gente.
Portanto, acho que assistir vídeos em 2x ou utilizar recursos como esse permitem que nós possamos ouvir mais coisas por vez e, se aquele conteúdo for pertinente para nós, podemos nos aprofundar um pouco mais, seja ouvindo com mais atenção e/ou mais devagar, ou pesquisando mais a respeito.
Eu percebo que muitas informações que recebo ao ler/assistir algo novo não são completamente novas para mim, então eu consumo conteúdo na "trilha rápida" e, quando eu preciso entender mais do assunto ou se eu me interessar, porque é algo que eu não sei, eu posso entrar na "trilha lenta" e aprender mais sobre o assunto.