Eu comecei com 13 anos. Não consegui ganhar dinheiro com programação imediatamente. Era complicado. Eu não tinha computador. Eu fazia códigos em papel em horas em filas de banco, para o dia que eu pudesse comprar um computador para conseguir testar.
Acabaram comprando um computador e me pediram para fazer algo para controlar as coisas na empresa lá - era uma das primeiras empresas que comprou um computador. Então eu passei a ganhar dinheiro. Ganhava o mesmo que ganhava como office-boy, mas agora com programação.
Depois fui atrás de um emprego em uma empresa que anunciou no jornal que vendia computadores. Eles não queriam contratar ninguém. Enchi o saco por 1 mês até que inventaram uma vaga pra mim.
Na época tinha mais oferta que demanda, do que tem hoje, mesmo a demanda estar um pouco mais restrita e a oferta está aumentando. Quem quer e se dedica tem vaga.
Então é isso, tem que estudar e ir atrás de emprego ou vender seus serviços para alguém que queira contratar, indo de porta em porta ou procurando na internet, se expondo no Linkedin e outras plataformas de freelance e emprego.
Mostre o que já fez no Github.
Você só pode ser contratado como aprendiz. A lei hoje em dia é mais dura.
Pode tentar criar um produto, mas para isso seria bom ter características de empreendedorismo e achar algo que as pessoas precisam, querem e estão dispostas a pagar por isso. Todo mundo quer achar algo assim. Se você não consegue achar o quê, está bem distante do objetivo. Aqui e em vários outros lugares tem conteúdo sobre isso, é só pesquisar.
A vida não dá garantia de conseguir dinheiro. O que ajuda muito é obter competência, fazer algo que as pessoas sempre querem de você.
Eu repensaria essa ideia que você é experiente. Eu sei, eu já caí nessa com pouca idade. Não estou dizendo que é seu caso, não sei nada sobre você, mas vejo muito as pessoas achando que já sabem mais do que sabem, o que inclusive ajuda a pessoa evoluir pouco, e achar que está preparado para o mercado, e acaba se frustrando, principalmente porque tem gente dizendo que está fácil. Está, para quem está muito bem preparado. A maioria das pessoas sequer consegue se avaliar.
Desejo sorte para você.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).