Executando verificação de segurança...
1

[ Dúvida ] Tenho 15 anos, como posso começar a ganhar dinheiro com programação?

Fala pessoal, sou leonardo mas conhecido como shinpi e eu tenho 15 anos e sou experiênte em Js, Java, Batch e vou aprender Ruby e queria saber como posso ganhar um dinheiro como programador para eu poder ajudar aqui em casa e comprar meu próprio computador - o que eu uso é emprestado da escola - e eu sempre corri atrás disso mas sempre apareçe a mesma coisa, use ads em sites ou blogs e eu queria algo que fosse realmente desafiador e que eu tivesse garantia de ter meu dinheiro.

Com 15 anos devo começar a trabalhar? e se sim como e onde?

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

Eu comecei com 13 anos. Não consegui ganhar dinheiro com programação imediatamente. Era complicado. Eu não tinha computador. Eu fazia códigos em papel em horas em filas de banco, para o dia que eu pudesse comprar um computador para conseguir testar.

Acabaram comprando um computador e me pediram para fazer algo para controlar as coisas na empresa lá - era uma das primeiras empresas que comprou um computador. Então eu passei a ganhar dinheiro. Ganhava o mesmo que ganhava como office-boy, mas agora com programação.

Depois fui atrás de um emprego em uma empresa que anunciou no jornal que vendia computadores. Eles não queriam contratar ninguém. Enchi o saco por 1 mês até que inventaram uma vaga pra mim.

Na época tinha mais oferta que demanda, do que tem hoje, mesmo a demanda estar um pouco mais restrita e a oferta está aumentando. Quem quer e se dedica tem vaga.

Então é isso, tem que estudar e ir atrás de emprego ou vender seus serviços para alguém que queira contratar, indo de porta em porta ou procurando na internet, se expondo no Linkedin e outras plataformas de freelance e emprego.

Mostre o que já fez no Github.

Você só pode ser contratado como aprendiz. A lei hoje em dia é mais dura.

Pode tentar criar um produto, mas para isso seria bom ter características de empreendedorismo e achar algo que as pessoas precisam, querem e estão dispostas a pagar por isso. Todo mundo quer achar algo assim. Se você não consegue achar o quê, está bem distante do objetivo. Aqui e em vários outros lugares tem conteúdo sobre isso, é só pesquisar.

A vida não dá garantia de conseguir dinheiro. O que ajuda muito é obter competência, fazer algo que as pessoas sempre querem de você.

Eu repensaria essa ideia que você é experiente. Eu sei, eu já caí nessa com pouca idade. Não estou dizendo que é seu caso, não sei nada sobre você, mas vejo muito as pessoas achando que já sabem mais do que sabem, o que inclusive ajuda a pessoa evoluir pouco, e achar que está preparado para o mercado, e acaba se frustrando, principalmente porque tem gente dizendo que está fácil. Está, para quem está muito bem preparado. A maioria das pessoas sequer consegue se avaliar.

Desejo sorte para você.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigado, ajudou muito, vou criar um portifólio e colocar no netlify, logo vou começar a usar ele e procurar empresas aqui perto que precisam de sites e talz, vou começar a procurar mais na internet e nesses links anexados, obrigado de verdade.

1

Use o seu conhecimento para solucionar problemas reais. Pessoas e empresas te pagarão por isso. Criação/customização de sites, cardápios online, ecommerce, sistema que gerencie/automatize processos. Citei alguns poucos exemplos, mas as possibilidades são infinitas.

1
1

Oi Leonardo. Vamos lá, a primeira pergunta acredito que você já respondeu, que é ter um objetivo/necessidade a fazer com o dinheiro. Agora o como e o onde, seguem duas opções:

  • contratado: essa é a mais difícil ao meu ver, pois pela CLT você pode trabalhar até 6 horas por dia e as empresas geralmente contratam pessoas superiores a 18 anos e que estejam cursando algum curso, e assim encaixar poderem contratar como estagiários. Vale pesquisar sobre, em especial consultorias de software, e também se possível um curso técnico na sua idade ajudaria, ou ao menos ir numa escola técnica e se informar a respeito, muitas vezes na própria escola há algumas oportunidades;
  • freelancer: já é mais fácil, em especial em plataformas de freelance, algumas plataformas: www.upwork.com, https://www.workana.com/ e www.fiverr.com. Nelas você monta o seu perfil, e aqui importante você ter algum portfolio (de projetos pessoais mesmo), e focar numa stack inicial (JS, por exemplo), ahh e também começar com um valor baixo, de acordo com o que outras pessoas estão cobrando, pois acredito que o foco inicial é mais em criar uma bagagem.

No início em si, pode ser um processo meio frustante, por isso o mais importante é realmente você arrumar formas de desenvolver, em especial criando software, seja projetos pessoais, replicando projetos existentes (no Youtube/Twitch há centenas de vídeos com pessoas fazendo isso), etc. O caminho do curso técnico e depois faculdade também pode ajudar, em especial para conseguir um estágio, mas não é o único caminho, e não exclui outros caminhos.

Espero ter ajudado um pouco. Abraço.

1

Eu tinha tentado com freelancer mas o pessoal não curtia muito meu perfil por ser menor, mas acho que com os projetos que tenho hoje vou tentar, vou testar os links que você me enviou, muito obrigado.

1

É um pouco antigo, mas acho que vale citar...

Esse repositório é um apanhado de apps que vão do básico ao avançado, que você pode fazer sua própria versão de tal, e subir.

E que com esse vídeo do @filipedeschamps, onde ele se baseia nesse mesmo repositório, pode ter alguma idéia de gerar uma receita, mesmo que pequena, com essas idéias do repositório.

Não é a melhor forma de gerar receita nesse meio, mas dependendo da sua necessidade pode atender perfeitamente, então vale a tentativa, até por que cai na sua preocupação ser sempre a mesma solução, usar ads e tal...