Executando verificação de segurança...
1

Apanhar para melhorar as habilidades é parte do processo, só gênios não apanham.

Não entendi bem o que quer dizer com "arquiteturas de determinadas linguagens". Pode ser algo interessante.

A arquitetura não deveria influenciar tanto assim a manutenção do software. Em parte acontece sim, mas o design geral, até mesmo os detalhes do código podem ser mais importantes. A arquitetura pode influenciar bem outros processos que vão em paralelo à manutenção, além da manutenção em si.

Muita arquitetura complica mais que ajuda, mesmo que seja muito divulgado que ajuda. As pessoas ignoram muito o KISS e o YAGNI. Muito mesmo. Até quem diz que não ignora.

A proposição trazida para cá é boa e parece correta, dentro da minha experiência.

Achar o tal do ponto é complicado. Onde vamos arrumar a régua certa? Então tentar medir isso parece o mesmo problema de tentar fazer algo perfeito. Não consegue e não leva a lugar algum.

Existe até um certo paradoxo que quanto mais tenta fazer a arquitetura, entre outras coisas, perfeita, mais fica imperfeito.

Dosar certo é algo que depende de experiência, e inclui aceitar que não será perfeito. Muito menos será apenas "funcionar". Também tem o oposto, há quem acha que basta funcionar que está bom.

Quem não domina os fundamentos segue modinhas e sai muita coisa errada, porque ela esquece do "depende". E esse "depende" não é para escolher por sorteio, tem que estudar muito e ter muita experiência (errar muito e ver erro dos outros, mesmo que tentem esconder e fazer parecer que foram acertos) para fazer a escolha certa. E tem que aceitar, sem se conformar, que vai errar, mesmo com experiência. Só não erra quem só faz o que sempre fez.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...