A que ponto a arquitetura de um software se torna mais importante que o funcionamento pleno do projeto?
Olá,
Atualmente trabalho praticamente como um dev fullstack na empresa em que atuo, resolvendo problemas e criando novas features desde backend até frontend, porém, com mais experiência no back.
De uns tempos pra cá comecei a conseguir propor inúmeras soluções técnicas que fariam sentido nos produtos, correções pontuais, mas também apanhei MUITO para desbloquear algumas skills. E quando eu digo muito, foi muito mesmo.
Porém, as habilidades que conquistei, são apenas uma longa parte do processo de entendimento de um framework ou outro, de uma linguagem ou outra. Ultimamente tenho me preocupado muito sobre as arquiteturas de determinadas linguagens. Entendo que, quanto melhor arquitetado um projeto, mais fácil será a manutenção, a maneira com que os dados percorrem entre as camadas e etc.
Só que, vi um post no linkedin que dizia o seguinte:
"Engenheiros de software de sucesso evitam uma arquitetura de código perfeita. Eles escrevem a quantidade de código necessária para que as coisas funcionem. Não acredite no mito do código perfeito, faça as coisas funcionarem"
Confesso que, ao mesmo tempo em que ler isto me aliviou de certa forma, ainda colocou uma pulga a mais na minha orelha no sentido de, OK nos preocuparmos TANTO com uma arquitetura "perfeita" (que não existe), só que, a que ponto ela deverá ser mais importante do que o funcionamento do projeto. A tal da "Arquitetura Perfeita" seria para causar uma boa impressão?
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este caso.