O texto é extremamente bom, por isso votei o que pude. Tem vários pontos muito bons, espero que boa parte perceba todas elas, porque algumas são mais sutis.
Só quero fazer algumas ressalvas.
OOP não é ́ fácil. Só acha isso quem aprende errado. E o texto deixa claro isso para quem sabe interpretar texto, para quem lê com atenção e não fica em cima apenas de informação rasa.
Embora eu concorde com a premissa, é importante entender que se a pessoa não consegue aprender certas coisas, ela pode programar, pode até trabalhar na área, mas tem uma possibilidade razoável dela não ter vocação para isso. Todo mundo tem o direito de fazer o que quer, e procurar o mais fácil para ela é um caminho, mas ele não entregará o melhor resultado. Novamente o texto fala que você deve se desafiar, apesar de que o maior potencial dela fará ela aproveitar melhor.
Em muitos casos não é a ferramenta que está errada na vida da pessoa, é a escolha geral, é ela se forçar fazer algo que está na moda. Ela seria mais feliz e se frustraria menos fazendo o que é importante para ela.
É um fato que a pessoa quer algo mais estimulante, e para isso deve ser mais fácil para a pessoa, entregar o que a pessoa quer. Mas o que ela quer pode não ser o que o mercado quer. Pelo menos não pagando bem e com vaga sobrando. É preciso ter isso em mente. Você escolhe seu caminho e paga o preço. Eu costumo dizer que deve procurar o que te deixa feliz em primeiro lugar, mas é preciso ter consciência das consequências.
Reforço a parte que muitas vezes a pessoa não quer aprender algo. Não chamaria de burrice como foi citado. Até pode ser em algum caso, mas pode ser só inadequação.
Sorte de quem acha algo adequado para ela que seja muito recompensador. Eu queria ter algo assim, talvez estivesse milionário. Mas escolhi o que me dava conforto pessoal.
Ninguém deve se sentir mal por não conseguir fazer certas coisas. Imagine todo mundo querendo ser o Elon Musk (nem sei se o exemplo é bom, pra alguns pode ser bom não ser igual :)). Faça o seu melhor e seja você. Mas naõ deixe de se comprometer com o que faz. Se não consegue ter esse compromisso, está fazendo a coisa errada.
Me lembro de um aluno meu que queria ser programador. Eu falava que o potencial dele era com infra. Ele insistiu. Nunca se deu muito bem, nunca se satisfez. Veja bem, ele programava melhor que boa parte das pessoas. Mas ele tinha potencial para outra coisa. Quando assumiu isso de vez, se desenvolveu, evoluiu, e hoje trabalha em projeto high profile com infra. E faz questão de me agradecer.
Um amigo meu de longa queria fazer teatro. Muitos diziam que ele ia morrer de fome. Mas ele queria mesmo. Se e resolveu que seria bom nisso. Foram anos fazendo o básico, dignamente. Agora algumas pessoas estão vendo o trabalho dele todos os dias na Globo.
Não se esqueça que depois de aprender vai trabalhar em uma área exigente e de alta pressão.
Eu sei que algumas pessoas podem ficar bravas quando digo isso, mas não muda o fato. A pessoa pode ignorar, aproveitar ou ter vontade de me atacar, o fato permanece.
Espero ter ajudado. Aproveita quem quer.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).