Executando verificação de segurança...
Em resposta a Crise do impostor...
3

Uma resposta não muito popular, mas precisa ser dita. Isso ajuda de verdade, não acoberta a questão. Mas todo mundo pode se sentir à vontade para ignorar isso e achar uma bobagem, um erro, não muda minha vida, e provavelmente não mudará a sua, mas se for uma mudança que você precisa, então azar.

Se torne bom o suficiente. Porque a maioria das pessoas não sofrem de síndrome do impostor, elas são impostoras. Elas precisam deixar de ser.

A outra opção é passar o resto da vida combatendo a suposta síndrome do impostor, ou ganhando autoestima mesmo assim e fazendo algo ruim e ficar feliz com isso.

Existe a hipótese de estar fazendo um bom trabalho e ainda achando que não, isso é síndrome do impostor verdadeira. Eu não sei bem como resolver isso a não ser procurar um profissional para ajudar, porque isso pode ser mais grave do que parece.

Mas em geral quem tem pensamentos que não são bons o suficiente é porque é verdade. Eu tenho, porque eu sei que não sou bom o suficiente, se eu fosse eu estaria fazendo coisas incríveis. Eu só não me deixo abater por isso, eu faço o melhor que posso, e sei que faço algo razoável. Teve momentos piores, onde eu fazia algo ruim e teve momentos que eu duvidava mais da minha capacidade, assim como teve momentos que eu superestimei minha capacidade, e me prejudicou muito, mas muito mesmo.

O que mudou para mim foi melhorar, foi estudar e fazer cada vez melhor. E aceitar quando algo não sai tão bem, e me preparar mais para a próxima sair melhor. Em dado momento ajuda profissional ajudou. Porque não é simples, não basta alguém falar algo que sua cabeça vai mudar.

A internet andou popularizando a ideia que a pessoa fraca tem síndorme do impostor, e isso só faz ela continuar sendo fraca. Preimiro tem que parar de se lamentar e se agarrar a essas coisas gostosas que fazem você ficar parado. Em geral, alguém te deixar confortável não está te ajudando. Se isso resolver o problema, ótimo, mas não vejo acontecendo muito e se acontecer era algo muito bobo.

A cura para a doença é resolver o que causa os sintomas, não esconder os sintomas. Remédio para dor pode ajudar, mas não ajuda com a doença. Tem que descobrir se é um problema psicológico ou um técnico.

Por isso que a maioria das minhas postagens falam na pessoa estudar os fundamentos, não pular nada, de aprender todos os detalhes, não se preocupar em ver o resultado e sim em como se faz, de cuidar para que a base educacional esteja em ordem, porque quem vai mal na matemática, na comunicação e expressão e não se dá bem com ciências, pode amar programação quanto for e não vai conseguir muita coisa.

Em alguns casos, a vocação ajuda muito ou é fundamental. Eu não tenho vocação para ser chef de cozinha, mas gostaria muito. Como eu sei que não vou conseguir, eu não tento. Por sorte achei outra coisa que amo muito e me dou bem, mesmo não sendo tudo oque eu gostaria. Também adoraria ser um astro de rock (especialmente quando o rock era mais popular :D) mas eu sou uma tragédia nisso. Eu nem consigo fazer miojo direito, muito menos cantarolar música no chuveiro. Então só admiro quem consegue.

Em programação eu vou até onde meu limite me permite. Pra esse limite não ser muito pequeno eu me dedico como poucas pessoas. Eu não só digo que amo, eu tenho ações para demonstrar isso. Essas ações me trazem resultados importantes. Muito menos do que eu gostaria, minha limitação me prejudica muito.

Fiz o que pude enquanto me deixou feliz, hoje isso acontece menos, por isso estou revendo a minha vida. Tem hora que é preciso fazer escolhas.

Claro que você pode fazer algumas coisas para minimizar.

  • Você deve ver o copo meio cheio e dar valor para o que consegue, comemore as conquistas, é isso que me faz seguir em frente.
  • Não deve buscar estar no mesmo patamar que todo mundo, você é diferente, deve procurar melhorar, mas só se compare para ver o que mais precisa fazer, não se compare para lamentar que não está lá.
  • Deveria evitar abraçar o mundo, ninguém consegue, mas acha que precisa porque cada um abraça uma parte, então parece que todo você precisa saber, mesmo que ninguém saiba tudo isso. O cérebro engana a gente o tempo todo. E a internet está aí para te enganar, as pessoas não são tudo o que você acha que elas são. Quanto mais você tem conhecimento na área e de vida, mais vai percebendo que todo mundo é um pouco uma fraude, você não está sozinho.
  • Crie metas realistas para você e mantenha o curso para alcançá-las, um passo de cada vez, não tenha pressa, todo mundo demorou para conseguir algo. Eu levei 40 anos para estar na posição que estou na área e muito mais na vida.
  • Busque apoio de pessoas que lhe consideram e saibam lidar com isso. Na falta disso, só a ajuda profissional será útil. A maioria das pessoas subestimam a ajuda profissional e superestimam a ajuda de pessoas próximas.
  • Procure material de auto-ajuda. Sim, ajuda. Só tome cuidado para não ser uma ajuda profissional, porque ela pode esconder as deficiências, e sem saber delas não as consertará. Você precisa ter consciência da sua situação para sair dela.
  • Para algumas pessoas a falta de humildade é que prejudica a evolução. Pode parecer uma dicotomia, mas pode acontecer, a pessoa fica para baixo porque quer tanto ficar para cima que começa fazer tudo errado. Humildade é reconhecer suas limitações, não é aceitá-las. Humildade não é deixar as conquistas de lado, não falar delas. Humildade é reconhecer que é falho e precisa de mais ferramentas para alcançar os objetivos. Humildade é ouvir pessoas que genuinamente querem o seu bem, mais do que querem ver você feliz para você gostar delas.
  • Cuide do resto da sua vida. Isso importa também.

O que acha que sabe e o que acha que os outros sabem

Em resumo, se capacite e se valorize, ou mude de ares, ou se conforme.

É o que posso ajudar, dentro das minhas limitações.

Faz sentido para você?


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Excelente resposta, é bom ver a maturidade da experiencia falando, isso me motiva a continuar, pois é real que não é facil e todos tem seu caminho e pedras especificas para desviar, nossa mente é incrivel e é oq nos faz estar aqui e ao mesmo tempo é a nossa maior inimiga tentando nos derrubar e nos trair. Obrigado pela imagem, isso me faz olhar de outra forma para as crises que tenho quando de forma muito errada tento me comparar ao outros.