Executando verificação de segurança...
7

Se o que sustenta esse projeto é a ideia, ele é ruim. Ideias não tem valor, sequer são patenteáveis. Mesmo coisas patenteáveis sempre podem ser copiadas com pequena mudança, o que muitas vezes pode fazer o seu ficar pior.

Pode testar só com pessoas que você confia que não vazarão, que não podem copiar. Isso é bom? Não, será um teste enviesado. O teste aberto já é complicado de fazer, o escondido é pior ainda.

E você não testa a ideia, testa um produto. Sua capacidade de executá-lo, de fazer ser conhecido e reconhecido, de prender às pessoas, de fazê-las voltarem, isso é o que vale. Se sua ideia for ótima e outro conseguir fazer essas outras coisas, esse outro é que vai se dar bem. Tiveram vários apps de entrega de comida, um cara copiou (mal e nunca conseguiu melhorar muito) e ficou bilionário. Um monte de sites de leilão surgiu, um deles que veio depois matou todos eles, mudou o modelo e domina o e-commerce em vários países.

Eu inventei "a Netflix" há mais de 30 anos atrás, e daí? Eu escondi a ideia, ninguém ficou sabendo, muito menos um americano, não a executei, até porque eu não teria capacidade, e hoje sou cliente deles. Os centenários estúdios de cinema, que perderam o bonde da TV, do videocassete, perderam o do streaming também, e não conseguem competir com a Netflix, mesmo tendo um acervo melhor, melhores lançamentos, em alguns casos melhor experiência, valores mais baixos, marcas mais reconhecidas no geral (mas não nesse novo segmento), e possuem caminhões de dinheiro para fazer dar certo e em alguns casos outros meios de ganhar dinheiro além da produção cinematográfica que poderia ser usada como alavanca e não produzir lucro, ao contrário da Netflix, não conseguem repetir o feito.

A Netflix é perfeita então? Pelo contrário, interna e externamente se vê muitas críticas, mas estão aí. Contam também com a burrice de CEOs milionários que são ótimos políticos, mas não enxergam um palmo na frente deles, como os da Blockbuster que não compraram a Netflix por ninharia quando ofereceram a eles. A maioria das pessoas são burras, algumas conseguem executar e dar sorte, geralmente a um custo muito alto. Mas é extremamente raro uma pessoa muito burra conseguir algo muito importante, você pode ver um pipoqueiro com carisma ganhando muito com seu carrinho, mas não verá ele criar um império da pipoca se não tiver uma capacidade um pouco acima, mesmo que ele não tenha uma ótima formação e muita sorte.

Ninguém vai copiar ideia ruim. Todo mundo vai copiar ideia boa não importa o que você faça. Faça e aceite as consequências. Faça seu melhor. Se achar que não fará bem o suficiente, que não vale o esforço, não tente, vai atrás de outra coisa. Eu não choro todo dia porque eu não coloquei em prática a minha Netflix, que, na minha cabeça, dentro do que eu bolei, seria melhor que a que faz "tá dááá".

Tive várias outras ideias "geniais", algumas "jêniais", e tentei copiar algumas. Estou mais feliz fazendo o que desejo, estou indo para uma nova fase na minha vida, sei o que eu quero, não devo nada a ninguém, não preciso ser igual aos outros, aprendi lidar com minhas limitações, aceitar quem eu sou. Eu queria ter feito mais pela sociedade, mesmo sem ganhar por isso, mas faço o que dá, o que eu acho certo, e estou feliz assim. Faça o seu melhor.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
2

Achei muito interessante logo no começo da sua resposta: "se o que sustenta esse projeto é a ideia, ele é ruim". Me identifiquei com situações parecidas, no sentido de ter alguma ideia e algum tempo depois uma tentativa de execução provar que a ideia na verdade era bem ruim haha.