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Como testar uma ideia , sem correr o risco de perde-la?

Basicamente tenho uma ideia e projeto, nao estou colocando como inovador e que vai ser a maior ideia do mercado, mas pode dar certo. Basicamente se consentra em algo que alguns apps ja fazem, mas de mandeira bem simploria e ampla sem pensar nesse proposito, entao acho que daria certo.

Mas ai vem uma duvida, como testar ou saber que isso realmente pode dar certo e as pessoas usarem sem correr o risco de ser copiado e fazerem, tipo eu sei ate a respota que e Não tem kk

Mas queria ver e saber , tipo poderia pergutar aqui e ter varios cometarios atestando a ideia e o projeto.Enfim e so um desabafo/duvida de um pseudo projeto e de um iniciante ..

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Se o que sustenta esse projeto é a ideia, ele é ruim. Ideias não tem valor, sequer são patenteáveis. Mesmo coisas patenteáveis sempre podem ser copiadas com pequena mudança, o que muitas vezes pode fazer o seu ficar pior.

Pode testar só com pessoas que você confia que não vazarão, que não podem copiar. Isso é bom? Não, será um teste enviesado. O teste aberto já é complicado de fazer, o escondido é pior ainda.

E você não testa a ideia, testa um produto. Sua capacidade de executá-lo, de fazer ser conhecido e reconhecido, de prender às pessoas, de fazê-las voltarem, isso é o que vale. Se sua ideia for ótima e outro conseguir fazer essas outras coisas, esse outro é que vai se dar bem. Tiveram vários apps de entrega de comida, um cara copiou (mal e nunca conseguiu melhorar muito) e ficou bilionário. Um monte de sites de leilão surgiu, um deles que veio depois matou todos eles, mudou o modelo e domina o e-commerce em vários países.

Eu inventei "a Netflix" há mais de 30 anos atrás, e daí? Eu escondi a ideia, ninguém ficou sabendo, muito menos um americano, não a executei, até porque eu não teria capacidade, e hoje sou cliente deles. Os centenários estúdios de cinema, que perderam o bonde da TV, do videocassete, perderam o do streaming também, e não conseguem competir com a Netflix, mesmo tendo um acervo melhor, melhores lançamentos, em alguns casos melhor experiência, valores mais baixos, marcas mais reconhecidas no geral (mas não nesse novo segmento), e possuem caminhões de dinheiro para fazer dar certo e em alguns casos outros meios de ganhar dinheiro além da produção cinematográfica que poderia ser usada como alavanca e não produzir lucro, ao contrário da Netflix, não conseguem repetir o feito.

A Netflix é perfeita então? Pelo contrário, interna e externamente se vê muitas críticas, mas estão aí. Contam também com a burrice de CEOs milionários que são ótimos políticos, mas não enxergam um palmo na frente deles, como os da Blockbuster que não compraram a Netflix por ninharia quando ofereceram a eles. A maioria das pessoas são burras, algumas conseguem executar e dar sorte, geralmente a um custo muito alto. Mas é extremamente raro uma pessoa muito burra conseguir algo muito importante, você pode ver um pipoqueiro com carisma ganhando muito com seu carrinho, mas não verá ele criar um império da pipoca se não tiver uma capacidade um pouco acima, mesmo que ele não tenha uma ótima formação e muita sorte.

Ninguém vai copiar ideia ruim. Todo mundo vai copiar ideia boa não importa o que você faça. Faça e aceite as consequências. Faça seu melhor. Se achar que não fará bem o suficiente, que não vale o esforço, não tente, vai atrás de outra coisa. Eu não choro todo dia porque eu não coloquei em prática a minha Netflix, que, na minha cabeça, dentro do que eu bolei, seria melhor que a que faz "tá dááá".

Tive várias outras ideias "geniais", algumas "jêniais", e tentei copiar algumas. Estou mais feliz fazendo o que desejo, estou indo para uma nova fase na minha vida, sei o que eu quero, não devo nada a ninguém, não preciso ser igual aos outros, aprendi lidar com minhas limitações, aceitar quem eu sou. Eu queria ter feito mais pela sociedade, mesmo sem ganhar por isso, mas faço o que dá, o que eu acho certo, e estou feliz assim. Faça o seu melhor.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

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Achei muito interessante logo no começo da sua resposta: "se o que sustenta esse projeto é a ideia, ele é ruim". Me identifiquei com situações parecidas, no sentido de ter alguma ideia e algum tempo depois uma tentativa de execução provar que a ideia na verdade era bem ruim haha.

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Uma ideia não vale nada. O risco de ser copiado sempre vai existir, até mesmo os grandes aplicativos copiam funcionalidades um dos outros.

Se a sua ideia for muito fácil de copiar ela será copiada. Fazer antes não te garante nada, pode chegar alguém e fazer melhor.

Aceite essa realidade e encare o jogo, desenvolva a sua ideia com paixão, copiadores provavelmente não terão a mesma dedicação que você.

Mais uma vez, sua ideia não vale nada, não tenha medo de ser roubado.

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Eu acredito que o verdadeiro caminho para equilibrar a experimentação com a proteção das ideias é construir um MVP(MVD, MVT que seja) — um produto minimamente viável — e mergulhar direto na implementação e no teste. Essa abordagem não só acelera o processo de aprendizado, mas também valida rapidamente os pontos fortes e as fraquezas de uma ideia.

Quanto mais rápido se permite o fracasso, mais cedo se descobrem as áreas que necessitam de ajustes, transformando erros em lições valiosas e promovendo uma inovação mais ágil e realista. Dessa forma, o ciclo de feedback contínuo não só impulsiona a evolução do produto, mas também torna a proteção das ideias menos crítica, já que a eficácia e a adaptabilidade do projeto se provam no campo.

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Meus 2 cents:

De uma forma geral, o que o @maniero disse ja cobre o assunto: se voce depende da ideia e nao do produto, tua empresa esta nati-morta - qualquer um com mais dinheiro, tempo e mao-de-obra vai tomar seu mercado.

De qualquer modo, para mais informacoes sobre o assunto pesquise sobre: "barreira de entrada" ou "moats" no google.

Teve uma discussao recente sobre o assunto no post:

OBS: Nao significa que voce nao possa ganhar dinheiro com uma ideia "diferentona" - apenas que o negocio em si nao se sustenta a medio/longo prazo, pois se o mercado for interessante, outras empresas com mais capital e agressividade podem tomar este mercado de ti, te jogando para escanteio - tipo, "foi bom enquanto durou".

Uma sugestao de literatura seria:

Outra dica que me ajudou muito quando lancei minha primeira startup (aprox 2000) foi o curso do EMPRETEC - para ter uma visao mais geral sobre o que significa empreender:

De qualquer forma, sucesso em seu empreendimento !

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A execução de uma ideia ruim ainda tem mais valor do que uma ótima ideia que nunca saiu do papel.

Mas respondendo à tua pergunta, estudei um pouco sobre o assunto e encontrei duas condições que podem reduzir o risco de ser facilmente copiado:

  1. Sua ideia resolve um problema de uma forma que grandes players não teriam interesse em executar ou que não se encaixa no modelo de negócio atual deles.

  2. Atendida a primeira condição, sua implementação é tão eficiente (com custos reduzidos) que você poderá praticar preços muito baixos ou manter o serviço gratuito por um bom tempo, caso tenha capital disponível.

Fora isso, o caminho é assumir os riscos, implementar a ideia e, no mínimo, ganhar experiência no processo.

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Fala, mano! Cara, eu te entendo demais. A gente tem uma ideia, acredita nela, mas bate aquele medo de jogar pro mundo e alguém simplesmente copiar. A real é que, como você mesmo disse, não tem jeito de garantir 100% que ninguém vai pegar a ideia e tentar fazer algo parecido. Mas, na prática, a execução vale muito mais do que a ideia em si.

O melhor jeito de testar sem expor tudo de cara é validar com um grupo pequeno primeiro. Pode ser amigos de confiança, uma comunidade fechada ou até criando um MVP (mínimo produto viável) bem simples pra ver se as pessoas realmente usariam. Outra coisa que ajuda muito é entender bem o problema que você quer resolver—se você consegue entregar algo melhor, mais eficiente ou mais prático do que o que já existe, as pessoas naturalmente vão preferir sua solução.

E sobre alguém copiar… Sempre vai ter gente tentando. Mas quem executa melhor e entende o público no detalhe sai na frente. Então, se acredita na sua ideia, começa pequeno, testa, ajusta e, quando sentir que tá no caminho certo, mete bronca! Boa sorte no projeto, e qualquer coisa, tamo junto. 🚀 Dettroits, dá uma olhada nas minhas publicações no TabNews

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Boa noite.
Nesse caso entendo que compartilhar a ideia seria uma forma de validá-la e colher experiência de outras pessoas.

Pelo que você descreveu, é uma ideia do zero, onde ainda não há clientes, etc, então não vejo perigo nesse compartilhamento.

É diferente de quando você está em uma empresa, por exemplo, e tem uma ideia que irá aumentar muito o faturamento da empresa. Nesse caso evitaria "espalhar" a ideia.

Boa sorte!

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Alguns "clientes" chegam com ideias legais, mas tipo como um mero programador faço a menor ideia em projetos grandes de como escalonar, as vezes cobro pelo protipo, ou pela acessoria de se chegar la, o pessoal acha caro. Mas os lucros da parada serão gigantesco, e é preciso investir!?

E tem muita ideias que temos que ja esta feito so nao esta publicado, ou nao tem visibilidade, por exemplo vc conhece algum jogo brasileiro? tem milhares! e musicos Chineses conhece quantos? ahahaha as vezes a ideia pode ser boa mas não é viavel.

Pense em sua ideia como um produto do qual as pessoas certamente compraria, como sempre exemplifico, vc tem um bom produto mas precisa vender ele em outra cidade, vc precisa de um transporte sabe quanto vai ganhar em cada produto, mas tudo que precisa é do transporte ir a pé leva tempo recurso, o legal é montar, investir numa equipe que vai legar teu produto a frente!

Contratos, pessoas, produtos, acreditar, motivar, etc. isso é papel seu, ideia por si so nao é nada! vc precisa trabalhar tudo isso pra ter algo grande, na verdade vc é grande só esta levando consigo a um alto preço outras pessoas também!! Pense assim!!

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tipo eu sei ate a respota que e Não tem kk

Você mesmo respondeu sua pergunta.

Cabe a você sentar e fazer essa ideia virar um produto