Acho cruel não trabalhar com o que ama. Não desejo isso para as pessoas (a não ser para os inimigos :D :D :D).
Não vi o vídeo, mas muitas vezes precisa de definição da palavra para ver se a pessoa está falando da mesma coisa. Amar fazer algo ou ter paixão de fazer algo, ou ver um propósito no que está fazendo pode ser a mesma coisa dependendo de como a pessoa defina.
Para você se dar bem na profissão precisa ter vocação para aquilo, o que significa gostar do que faz, ter capacidade de fazer bem aquilo, ter um propósito do que está fazendo e ser valorizado por isso.
É preciso cuidado em transformar o hobbie em profissão, porque pode se tornar chato, pode não encontrar o que deseja, a profissão exige responsabilidades que o hobbie não exige. O hobbie é algo que você gosta e só interessa a você. Você não faz hobbies pelos outros. A profissão você só faz pelos outros, por casos pode ser muito bom para você, pode te causar prazer, pode te remunerar bem, ou trazer outros efeitos positivos.
Na vida nada é tão perfeito e se você fizer só porque gosta uma hora vai deixar de gostar. Mas para fazer bem precisa gostar. Deve ser uma anomalia muito grande fazer algo bem e não gostar. Até existe, mas é raro. Você pode até gostar mais de outras, isso é diferente.
O meu problema é escolher problema eu quero atacar, tempo tempo finito. Eu acho curioso quando alguém aparece pedindo ideias do que fazer. Essa é a parte fácil. O mundo tem problemas sem fim para resolver, só não enxerga quem não quer.
Só na área de software eu gostaria de fazer quase de tudo, mas eu escolho fazer o que faz mais sentido para mim naquele momento, o resto fica no desejo.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).