Executando verificação de segurança...
2

[🤔Reflexão] Você é feliz em sua carreira?

Faça o que é valioso

Estava com tédio, e comecei a olhar minhas playlists do YouTube. E em meio aos muitos vídeos, encontrei a seguinte palestra: Para achar um trabalho que você ame, não siga sua paixão | Benjamin Todd | TEDxYouth@Tallinn

Já fazem 8 anos que essa palestra foi feita, e hoje ela ainda faz muito sentido. Em resumo, ele diz que trabalhar com sua Paixão é uma péssima ideia. E que o melhor cenário seria trabalhar com algo que cause impacto na vida das pessoas, que lhe dê o censo de estar ajudando o mundo ao seu redor.

Do what’s valuable

E queria levantar esse debate, com 2 perguntas.

  • O que você acha sobre trabalhar com o que ama?
  • Qual problema você enxerga ao seu redor que se fosse resolvido, ajudaria muitas pessoas?

✨ Amaria ler suas respostas, e levar esse debate adiante.

Carregando publicação patrocinada...
1

Acho cruel não trabalhar com o que ama. Não desejo isso para as pessoas (a não ser para os inimigos :D :D :D).

Não vi o vídeo, mas muitas vezes precisa de definição da palavra para ver se a pessoa está falando da mesma coisa. Amar fazer algo ou ter paixão de fazer algo, ou ver um propósito no que está fazendo pode ser a mesma coisa dependendo de como a pessoa defina.

Para você se dar bem na profissão precisa ter vocação para aquilo, o que significa gostar do que faz, ter capacidade de fazer bem aquilo, ter um propósito do que está fazendo e ser valorizado por isso.

É preciso cuidado em transformar o hobbie em profissão, porque pode se tornar chato, pode não encontrar o que deseja, a profissão exige responsabilidades que o hobbie não exige. O hobbie é algo que você gosta e só interessa a você. Você não faz hobbies pelos outros. A profissão você só faz pelos outros, por casos pode ser muito bom para você, pode te causar prazer, pode te remunerar bem, ou trazer outros efeitos positivos.

Na vida nada é tão perfeito e se você fizer só porque gosta uma hora vai deixar de gostar. Mas para fazer bem precisa gostar. Deve ser uma anomalia muito grande fazer algo bem e não gostar. Até existe, mas é raro. Você pode até gostar mais de outras, isso é diferente.

O meu problema é escolher problema eu quero atacar, tempo tempo finito. Eu acho curioso quando alguém aparece pedindo ideias do que fazer. Essa é a parte fácil. O mundo tem problemas sem fim para resolver, só não enxerga quem não quer.

Só na área de software eu gostaria de fazer quase de tudo, mas eu escolho fazer o que faz mais sentido para mim naquele momento, o resto fica no desejo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Cara sendo bem honesto, nem ele proprio deve seguir esse conselho dele. Imagine fazer algo pra impactar a vida das pessoas e depois de anos perceber que se arrepende de nao ter seguido teu sonho?