Eu ouvi "não tente passar conhecimento para o aluno". Eu percebi que vem piorando. Dava para perceber quando dei aula por anos seguidos. A escola como um todo piora e entrega alunos cada vez com menos condições. E tudo é bola de neve.
Começou quando os professores passaram ser vilões (tem alguns que são mesmo, mas isso é raro) e os pais começaram cobrar do querido filho que não conseguia notas. Em certo momento os professores cansaram de levar porrada e cederam ao que o "mercado" queria, incluindo escolas públicas, até antes nelas.
Eu vi em família de educadores, vi a degradação de perto. Aí quando chegam em nível mais alto ficou assim.
Um amigo meu com pós-doc e que trabalha em uma das universidades mais respeitadas do país já me disse que não tem mais condições de dar aula, está chegando gente sem as mínimas condições.
E assim todos os professores estão virando ruins, eles não conseguem lidar com a geração mais nova. Mas o que aconteceu com a geração mais nova? Ela está mais esperta? Ou é por acaso que é a primeira geração que em média ganha menos que seus pais na mesma época da vida, na história econômica? Vai ver é culpa dos outros.
A distribuição de renda tende piorar porque precisa a pessoa nascer privilegiada para se virar, para não cair nas armadilhas do caminho, dos atalhos sem valor que aparecem e são tentadores.
De fato eu vi acontecendo que não basta mais nem passar, tem que agradar, o objetivo agora é outro.
Por isso o mundo vai sendo dominado por "influencers* que defendem seus interesses. E vamos caminhando para o que o Mike Jidge previu. Eu tento alertar, mas há uma massa que não aceita isso, eu faço que eu posso. Mas o mensageiro é o culpado pela mensagem ser ruim.