Executando verificação de segurança...
8

Vamos lá.

Gostei da mensagem geral. É isso mesmo, tem que ter paciência, resiliência e dedicação.

Quem acha que programar é fácil deve estar fazendo algo errado ou está alucinado.

Claro que é aquela coisa que sempre é abordada nessas discussões, fritar um ovo é fácil, o problema é fazer um menu de qualidade para um restaurante de primeira linha. Em programação é claro que tem a mesma coisa. O mercado tem sobra de gente que frita ovo, falta muito chef.

Algumas pessoas não vão conseguir fazer nem o básico da programação, assim como eu queimo miojo.

É uma absoluta mentira que qualquer ser humano pode aprender qualquer coisa. E é simples refutar isso. Quem fala esse tipo de coisa nem parou para pensar no assunto, tem apenas uma opinião sem base.

As pessoas são bem diferentes. Elas possuem diferenças diversas, mas vou falar só das intelectuais. A disparidade é enorme do que tem em maior e menor grau. Existe uma quantidade enorme de pessoas com problemas mentais diversos, alguns graves, outros nem tanto, mas que dificultam muito aprender.

É um absurdo achar que todos podem aprender bem da mesma forma que é um absurdo falar para um paraplégico levantar e andar.

Existem diferenças em quais partes do cérebro funcionam melhor. Por exemplo, eu sou muito ruim com línguas. Muito mesmo. Em tudo. Eu consegui aprender? Claro que sim, com muito esforço. Ficou bom? Não. Eu não me esforcei? Me esforcei muito, mas não teve jeito. Eu poderia ter ido melhor? Sim, eu poderia, mas custaria bem caro. Outras pessoas podem ter muito mais dificuldade do que eu? Certamente.

Eu me dei bem com programação, foi tudo natural pra mim. Mesmo assim não foi fácil, eu gostava e superei as dificuldades que tive, e foram muitas, mesmo eu tendo vocação para o assunto. Outras pessoas não vão tão bem, mesmo que tenham aprendido algo.

Não é só questão de estímulos de infância, que ajudam, é de formação do cérebro. É uma idiotice achar que todos os cérebros são iguais.

As pessoas tendem a se pegar como exemplo e achar que será igual para todos. A vida não é assim. As minhas dificuldades e facilidades não são as mesmas das suas. O que é mais ou menos igual para todo é o ambiente geral (não o específico). Todo mundo terá que agradar ao que está à sua volta para se dar bem na vida. Pode ser cruel às vezes, mas foi assim que a sociedade se organizou (não vou discutir essa parte).

Já é mais ou menos conhecido que os cursos de 6 meses ou menos não formam ninguém. Ainda assim, muita gente se sente empoderada e esperta por fazer algo com tão pouco esforço e obter o que deseja. O ser humano adora atalhos, mesmo que sejam falsos. Tem gente que estuda a propensão do ser humano em cair em golpes mesmo que os conheça.

Eu estou aprendendo a programar em 40 anos. Ainda não aprendi tudo. Quase "todo dia" descubro que fazia coisas erradas antes. Sempre tive que dar um passo atrás do outro.

Pode ter gênios que aprendem em curtíssimo prazo: Claro que sim, mas são bem poucos. Isso é o que falei mais acima, tem um espectro enorme, até os que aprendem de forma inacreditável.

Algumas pessoas têm mais facilidade para aprender coisas. Alguns tem mais método. Lamento pelos que não conseguem se dar bem com isso, é um problema enorme, e torço para essas pessoas acharem alguma coisa que lhes ajudem na vida, quem sabe possa ser um excelente TikToker (tem um pouco de sarcasmo nisso, mas também é sério).

Minha opinião, já expressada aqui e em outros lugares, é que para boa parte das pessoas o segredo vem de antes de programar. Ela precisa aprender a aprender, precisa ter sólido os conhecimentos mais universais como comunicação e expressão e matemática e precisa ter as atitudes certas.

Eu não sei bem como funciona essa coisa de ter a atitude certa. Eu não tenho todas que gostaria. Eu acho que parte disso é a formação do cérebro, mas não posso afirmar isso. Eu tenho quase certeza que boa parte disso é a criação que a pessoa teve, dentro de casa, na rua, na escola e eventualmente outros lugares. Eu adoraria ensinar as pessoas a conseguirem atingir isso. Parece que só os coaches sabem. Parece que em menos de 6 meses eles fazem você ter a atitude certa, igual os cursos de programação.

Concordo totalmente que profissões qualificadas exigem muito comprometimento (levar a sério), em quantidade e qualidade. A programação é muito exigente e não aceita que se pule etapas, desde "o berço". Novamente, claro que depende de cada pessoa e o nível que se deseja alcançar.

Eu gosto da comparação com um médico "costurando" um coração. Que bom que não vamos matar alguém, mas a atitude precisa ser de que poderia. Assim as chances aumentam muito de dar certo. E eu sei que nem todos são capazes de fazer isso, pelo menos sem ajuda, seja lá de quem for (coaches tem algum índice de acerto, eles não fracassam com todos).

Pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/211b634b-eaa4-4a7d-8a1d-0280b26401f2.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pelo comentário.

Sobre a parte que eu digo que qualquer pessoa no mundo pode aprender qualquer coisa, realmente fica um mal entendido, porque não falei dessas ressalvas que você trouxe no seu comentário. Realmente algumas pessoas estão fisicamente limitadas em algumas habilidades.

De resto é isso, estude, estude e estude um pouco mais, e o progresso virá.