Executando verificação de segurança...
7

Sabe por que você não aprende a programar? Porque você foi enganado!!!

Pros que pensam "é muito texto, vou esperar sair o filme", tenho um vídeo falando isso daí: https://youtu.be/TGMcJsarQKQ
Assistam o vídeo. Com a edição o assunto fica muito melhor heheh

A polêmica

Esses dias saiu uma trend no twitter sobre ser difícil programar ou não.

Existem dois lados nessa moeda:

Tem gente que falou que é muito fácil, que programador é praticamente o peão da tecnologia e que o difícil mesmo é arquitetar e planejar os sistemas.

Teve gente que disse que é difícil demais, que pra programar bem você tem que ser muito inteligente e estudar muuuuito, mas muuuuito mesmo.

Pra alguns realmente vai ser mais fácil

Aí você vê esse tipo de opinião e pensa "não é pra mim esse trem".

Eu, particularmente, sou muito contra esse tipo de afirmação.
Acredito que qualquer ser humano consegue aprender qualquer habilidade, inclusive programação.

Claro que algumas pessoas são mais estimuladas durante a infância em relação a alguns assuntos, e essas pessoas acabam tendo um pouco mais de facilidade em se desenvolver nesses assuntos em específico.

Tem pessoas que crescem em uma casa cheia de músicos e acaba tendo facilidade em aprender música.

No meu caso, eu não tive um contato direto com música até os meus 14 anos, que foi quando resolvi que queria um violão, e então comecei a praticar insistentemente para depois de alguns anos poder falar que “aprendi”.

Tive dificuldades? Sim. Mas aprendi. Demorou, mas aprendi.

E o que isso tem a ver com você aprender programação?

Você consegue

O que estou querendo dizer é que você consegue aprender programação sim.

Mas muito provavelmente você foi enganado quando resolveu entrar nesse mundo.

O que eu mais via um tempo atrás eram cursos prometendo ensinar programação em 6 meses ou até menos. Uma doidera. Isso pra mim não faz sentido nenhum.

Eu segui a linha tradicional de estudos.
Me matriculei em uma faculdade aos 18 anos. Quase concluindo o curso eu arrumei meu primeiro estágio e assim as coisas foram se desenrolando.
Demorou aproximadamente 3 anos para que eu me sentisse seguro e útil no processo de desenvolvimento de um software, isso considerando que quando entrei na faculdade eu já tinha algum breve conhecimento sobre programação que adquiri por conta da minha curiosidade desde criança.

Mas essa não é a única forma de aprender, e nem todo mundo vai levar 3 anos.
Mas em 6 meses eu considero que seja muito difícil, isso pra não dizer impossível.

Aprendendo programação com 6 meses

Com 6 meses você aprende alguns conceitos, começa a se familiarizar com os recursos computacionais. Mas obviamente você não se tornará um profissional em 6 meses.
Nem que você estude 10 horas por dia.

E você, acredita que é possível aprender programar em 6 meses de forma profissional?

Existem milhares de casos de pessoas que não passaram por uma faculdade e são excelentes programadores.
Eu concordo que isso é totalmente possível.
Porém nenhuma dessas pessoas se tornaram excelentes programadores em 6 meses.

Como evoluir na programação

Então a primeira coisa que você precisa entender caso queira se tornar um programador, é tirar essa ideia da cabeça de que bons profissionais se criam em 6 meses de estudos. Isso não existe.

Um segundo passo é entender que não dá pra levar isso como um hobbie, apenas algumas horinhas no dia, e magicamente você vai se tornar um bom programador. Isso não vai acontecer.
Se você quer ser um programador profissional, você precisa encarar a programação de forma profissional.
Precisa encarar a programação da mesma forma como um estudante de direito encara a constituição. Precisa encarar a programação da mesma forma e com a mesma seriedade que um médico encara uma cirurgia de coração. Estude bastante, tenha certeza do que você está fazendo, e caso não tenha certeza, estude mais, faça pesquisas, faça testes e você vai evoluir muito nesse processo.

Dito isso, é importante reforçar a importância de estudar sobre a base da programação.

E eu sempre recebo uma pergunta: Por onde começar? Então anota aí

Estudar sobre lógica de programação, sobre algoritmos, estruturas de dados e coisas atemporais, ou seja, que não vão se tornar desatualizadas daqui 1 ou 2 anos.
Não recomendo de forma nenhuma começar preocupado em aprender uma linguagem ou um framework. Aprenda lógica de programação. Isso é a base para um bom programador.

Bota suas skills pra jogo

O terceiro e talvez último passo é criar sistemas de verdade.
Se você já tem uma base da tecnologia, chega de criar pokedex ou sistemas inúteis que vão servir apenas pra ir pro github.

Crie algo que as pessoas vão usar. Não precisa ser algo que vai te dar lucro, pelo menos não no início. Nessa fase o intuito é aprender como funciona um software real, rodando em um servidor, com usuários acessando por aí, e fazendo solicitações de features. É aí que começa a ficar interessante. Você começa a ver o resultado do seu trabalho e isso te motiva cada vez mais.

Conclusão

Então resumindo, é nisso que EU acredito. Grandes coisas levam tempo. Tenham paciência e constância. Estudem, testem, experimentem e o conhecimento vem a todo momento.

E você acredita que é possível aprender programação ao ponto de se tornar um profissional em apenas 6 meses?

Carregando publicação patrocinada...
8

Vamos lá.

Gostei da mensagem geral. É isso mesmo, tem que ter paciência, resiliência e dedicação.

Quem acha que programar é fácil deve estar fazendo algo errado ou está alucinado.

Claro que é aquela coisa que sempre é abordada nessas discussões, fritar um ovo é fácil, o problema é fazer um menu de qualidade para um restaurante de primeira linha. Em programação é claro que tem a mesma coisa. O mercado tem sobra de gente que frita ovo, falta muito chef.

Algumas pessoas não vão conseguir fazer nem o básico da programação, assim como eu queimo miojo.

É uma absoluta mentira que qualquer ser humano pode aprender qualquer coisa. E é simples refutar isso. Quem fala esse tipo de coisa nem parou para pensar no assunto, tem apenas uma opinião sem base.

As pessoas são bem diferentes. Elas possuem diferenças diversas, mas vou falar só das intelectuais. A disparidade é enorme do que tem em maior e menor grau. Existe uma quantidade enorme de pessoas com problemas mentais diversos, alguns graves, outros nem tanto, mas que dificultam muito aprender.

É um absurdo achar que todos podem aprender bem da mesma forma que é um absurdo falar para um paraplégico levantar e andar.

Existem diferenças em quais partes do cérebro funcionam melhor. Por exemplo, eu sou muito ruim com línguas. Muito mesmo. Em tudo. Eu consegui aprender? Claro que sim, com muito esforço. Ficou bom? Não. Eu não me esforcei? Me esforcei muito, mas não teve jeito. Eu poderia ter ido melhor? Sim, eu poderia, mas custaria bem caro. Outras pessoas podem ter muito mais dificuldade do que eu? Certamente.

Eu me dei bem com programação, foi tudo natural pra mim. Mesmo assim não foi fácil, eu gostava e superei as dificuldades que tive, e foram muitas, mesmo eu tendo vocação para o assunto. Outras pessoas não vão tão bem, mesmo que tenham aprendido algo.

Não é só questão de estímulos de infância, que ajudam, é de formação do cérebro. É uma idiotice achar que todos os cérebros são iguais.

As pessoas tendem a se pegar como exemplo e achar que será igual para todos. A vida não é assim. As minhas dificuldades e facilidades não são as mesmas das suas. O que é mais ou menos igual para todo é o ambiente geral (não o específico). Todo mundo terá que agradar ao que está à sua volta para se dar bem na vida. Pode ser cruel às vezes, mas foi assim que a sociedade se organizou (não vou discutir essa parte).

Já é mais ou menos conhecido que os cursos de 6 meses ou menos não formam ninguém. Ainda assim, muita gente se sente empoderada e esperta por fazer algo com tão pouco esforço e obter o que deseja. O ser humano adora atalhos, mesmo que sejam falsos. Tem gente que estuda a propensão do ser humano em cair em golpes mesmo que os conheça.

Eu estou aprendendo a programar em 40 anos. Ainda não aprendi tudo. Quase "todo dia" descubro que fazia coisas erradas antes. Sempre tive que dar um passo atrás do outro.

Pode ter gênios que aprendem em curtíssimo prazo: Claro que sim, mas são bem poucos. Isso é o que falei mais acima, tem um espectro enorme, até os que aprendem de forma inacreditável.

Algumas pessoas têm mais facilidade para aprender coisas. Alguns tem mais método. Lamento pelos que não conseguem se dar bem com isso, é um problema enorme, e torço para essas pessoas acharem alguma coisa que lhes ajudem na vida, quem sabe possa ser um excelente TikToker (tem um pouco de sarcasmo nisso, mas também é sério).

Minha opinião, já expressada aqui e em outros lugares, é que para boa parte das pessoas o segredo vem de antes de programar. Ela precisa aprender a aprender, precisa ter sólido os conhecimentos mais universais como comunicação e expressão e matemática e precisa ter as atitudes certas.

Eu não sei bem como funciona essa coisa de ter a atitude certa. Eu não tenho todas que gostaria. Eu acho que parte disso é a formação do cérebro, mas não posso afirmar isso. Eu tenho quase certeza que boa parte disso é a criação que a pessoa teve, dentro de casa, na rua, na escola e eventualmente outros lugares. Eu adoraria ensinar as pessoas a conseguirem atingir isso. Parece que só os coaches sabem. Parece que em menos de 6 meses eles fazem você ter a atitude certa, igual os cursos de programação.

Concordo totalmente que profissões qualificadas exigem muito comprometimento (levar a sério), em quantidade e qualidade. A programação é muito exigente e não aceita que se pule etapas, desde "o berço". Novamente, claro que depende de cada pessoa e o nível que se deseja alcançar.

Eu gosto da comparação com um médico "costurando" um coração. Que bom que não vamos matar alguém, mas a atitude precisa ser de que poderia. Assim as chances aumentam muito de dar certo. E eu sei que nem todos são capazes de fazer isso, pelo menos sem ajuda, seja lá de quem for (coaches tem algum índice de acerto, eles não fracassam com todos).

Pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/211b634b-eaa4-4a7d-8a1d-0280b26401f2.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigado pelo comentário.

Sobre a parte que eu digo que qualquer pessoa no mundo pode aprender qualquer coisa, realmente fica um mal entendido, porque não falei dessas ressalvas que você trouxe no seu comentário. Realmente algumas pessoas estão fisicamente limitadas em algumas habilidades.

De resto é isso, estude, estude e estude um pouco mais, e o progresso virá.

6