Todos os bons programadores sabem disso. Até por existir estudos sobre. Em geral sabem até quando violar isso ou quando o contexto pede algo mais simples. Os programadores ruins não sabem e possuem a crença que estão usando algo mais "fácil". E isso é um enome problema.
As linguagens já "perceberam" isso e estão indo para tipagem estática, de uma forma ou de outra, até mesmo com outra em cima dela, para atender essa necessidade.
Eu discordo sobre você ser bem sucedido porque conheço muita gente que foi começando pelas linguagens mais difíceis. Bem sucedido é algo muito subjetivo, mas eu vejo, no meu critério, poucas pessoas serem realmente bem sucedidas começando com uma linguagem mais simples. Eu vejo algum nível de sucesso, mas ela passa ter um limite. Não que esse limite não possa ser superado, mas não é tão comum. A pessoa pega um monte de vício que nunca mais conserta. Por sorte a pessoa pode se considerar bem sucedida porque hoje existem ambientes bem pouco exigentes e só importa entregar algo. Obviamente eu estou falando no geral, de ninguém em específico.
Eu não sou anônimo aqui, podem me pesquisar e saber se tenho credibilidade para dizer algo sobre isso. Em geral estou à disposição publicamente na plataforma (não dá pra responder no pvt, todo dia muitos mandam mensagem).
Ajudei? Era o meu desejo.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria). Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).