Por que tipar em linguagens dinamicamente tipadas?
No início da minha jornada como DEV eu não entendia porque declarar os tipos das variáveis em liguagens como PHP e Python... até que um dia... em um daqueles projetos onde era uma terra sem lei... eu não conseguia me achar...
O que vou escrever aqui pode não fazer sentido para muitos DEVs, assim como não fazia sentido para mim nos meus primeiros passos, mas vou tentar explicar meu ponto de vista. Não leve como verdade absoluta... rsrsrsrs
É muito bom ter assinaturas claras de funções e métodos de uma classe
Saber o tipo das variáveis de entrada e o retorno da saída poupa muitos ifs no meu código. Nesse ponto, trabalhar com interfaces e classes abstratas fez muito sentido para mim.
A IDE passou ser minha amiga
Começar tipar as entradas e saídas fez o VSCode ficar "mais esperto", sendo muito mais assertivo nas sugestões de auto complete, eu me vi ficando muito mais produtivo.
Menos BUGS
O número de BUGs diminuiu consideravelmente com um código mais previsível. Trabalhar em equipe foi mais fácil. Ficava mais clara a intenção no código dos outros DEVs, ficava mais clara minha intenção.
Tipar as coisas força pensar mais antes de codar
No meu caso, eu precisei modelar melhor minhas classes, eu não queria ter retorno nulo nos meus métodos, ou poder retornar mais de um tipo... então eu precisei começar pensar em como as classes se relacionam antes de descer a mão em código.
Conclusão
Olhando para trás, eu acho que não seria bem sucedido começando com linguagens que te forçam ter uma bagagem grande para começar a ver as coisas acontecerem.
Liguagens permissivas como PHP me permitiu colocar no ar uma aplicação em poucos dias, sem ter muito conhecimento, não tinha uma barreira grande de entrada.
Eu sinto vergonha de ver um código escrito por mim anos atrás?
Sim... nego a paternidade... rsrsrsrs
Mas isso foi o primeiro passo... me motivou a seguir em frente... Ler bons livros, posts, papers e seguir bons influencers ajudou abrir a mente.
Falar mal de uma linguagem, de um código ou de qualquer coisa sem um contexto limita muito... caro DEV, não se limite à preconceitos em nada na sua vida!!!