Puxa saco... :D :D :D Agradeço, mas não mereço tudo isso :)
Acho que está no meu texto que ela é útil, certo? E o que estou dizendo é sobre a má utilização. Ou eu só disse isso em outro comentário hoje ou ontem? Andei escrevendo muito esses dias, já não me recordo. E que cabe um alerta sobre isso, porque a gente está vendo elas utilizarem errado.
Uma corda, garfo ou eletricidade não tem o mesmo poder da IA. Nem o computador tem. A internet parece ter um pouco, mas ela em si não tem. A IA tem, ela sozinha, sem intervenção de ninguém pode causar estrago na educação das pessoas, na cognição, nas relações pessoais, no funcionamento da humanidade.
Quando falo sozinha, é claro que sempre com o apoio de programadores, que fique bem claro, mas não é o mesmo de outras coisas que dependem de um conjunto de pessoas usando para causar o estrago. Alguém tem dúvida que a internet, junto com muita ajuda, está criando um problema enorme para a sociedade? Mas que as pessoas poderiam fazer diferente?
Algumas ferramentas da internet estão afetando as pessoas. Redes sociais mais que boa parte das outras. As buscas estão mudando o cérebro das pessoas, e aí é oque chega mais perto da questão da IA. A gente não consegue evitar que isso afete a gente e nem percebemos.
pra ser sincero eu acho que essa é uma batalha perdida. Em cada comentário que leio eu vou enxergando um padrão que talvez não tenha volta. Eu tento ajudar uma ou outra pessoa individualmente. Sei que a maioria vai entrar na onda, vai comemorar os ganhos, e deve mesmo, eu farei, e vai ignorar as perdas, porque elas não serão tão óbvias, e não tem o que fazer.
Todo mundo sabe que as redes sociais causam estrago. Quantas pessoas estão deixando de usar? E essas pessoas estão só ganhando em não usar? Não, criaram uma situação que você tem perdas também. Não tem para onde correr. Vai acontecer o mesmo com a IA. Esse é o verdadeiro problema da IA, não é ela "despertar" e dominar os humanos.
Obrigado por me permitir desenvolver a ideia um pouco mais. Isso tudo vai ajudando eu formar e consolidar o que eu penso sobre isso, que é algo muito novo. E que posso mudar sempre que for preciso. Eu não tenho compromisso com o erro.
Ainda vai dar muito pano para a manga.