Primeiramente, é uma grande honra para mim ter um comentário do Maniero em uma publicação. Já tive a satisfação de ver de perto, o seu grande conhecimento no Quora.
Agradeço imensamente a sua contribuição e é evidente que está recheada de sabedoria e experiência.
Concordo, no ponto de que, as IA's precisam ser utilizadas com cuidado para que o profissional não se torne medíocre, porém, devemos nos lembrar que existe também uma questão utilitarista e até mesmo, ética.
No quesito de ética, não podemos condenar uma IA, que, irá beneficiar muito a produtividade de inúmeras entidades(seja governos, ONG's ou empresas) em detrimento de um determinado grupo que irá ficar abaixo de suas capacidades por mera comodidade. Seria o mesmo que condenar uma ferramenta ou bem(uma corda, um garfo ou até mesmo, a eletricidade) por não ser bem utilizado.
No quesito de utilidade, há ganhos de produtividade inimagináveis, afinal, no começo da internet, se pudéssemos olhar para o futuro, ninguém imaginava o que surgiria na outra ponta.
Olhando nos dias de hoje, podemos afirmar que o PIB Mundial só é o que é por uma ALTÍSSIMA influência da internet, quem dirá as IA's, que levam produtividade aos menos produtivos.
Podemos exponenciar essa conta.
Mas isso não tira a sua razão, Maniero, de que esse deve ser um alerta importante para todo profissional que se preza e quer se manter sempre atualizado.