Realmente é bom, mas a ordem pode não ser tão correta, e pode ser que esteja faltando algo, mas eu preciso pensar sobre, o que foi uma boa oportunidade que o teknolista nos deu. Se ele tiver alguma fonte que estudoiu isso seria legal por pra gente.
Por exemplo, a hegemonia militar pode ter vindo antes, mas não estudei para aformar, pode ser que de fato o status pode ter vindo logo no começo. O uso militar de tecnologias sempre foi a força motriz da evolução e em algum momento pode ter se confundido com a sobrevivência.
Não sei como fica a curiosidade, talvez incluir junto o prazer?
Deve ter algo sobre poder. O poder pelo poder. Claro que ele pode ser algo mais genérico, não precisamos ir tão fundo, porque, segundo Freud, tudo é sobre sexo :D (daí criaram o vibrador :D :D :D).
O que eu tenho quase certeza que o capital deveria ter que pular uma linha porque eu sei que ele veio muito, mas muito depois dos demais.
Deveria ter algo sobre a comodidade, que me parece que não é só status, nem questão de sobrevivência.
Tudo precisa de boas definições para sabermos do que stmaos falando. Isso vale para tudo, incluindo quando desenvolvemos softwares. Imagine como é fazer um software bom porque além de saber bem toda a computação, ainda precisamos saber bem sobre um domínio que não éw nosso, que não estudamos. Por isso muitas empresas pedem experiência em certo setro econômico para programadores. Isso tem uma importância geralmente desprezada e me parece que muitas vagas não consideram essa parte, o que já é um dos erros na montagem de equipes (tem o outro lado da moeda nisso, mas não vou me esteder).
Por isso que eu convido as pessoas à reflexão, fazer questionamentos, exponho críticas para que todos possam enxergar as coisas de forma mais realista, e eu mesmo pegar aquela oportunidade para aprender mais, para raciocinar sobre um assunto que surge. Isso é treinar o cérebro da mesma forma que treinamos músculos.
Desculpe fugir um pouco do assunto, mas acho que a porposta da postagem principal justamente era refletir sobre essas coisas todas, mais do que só falar de máquinas. Eu faço isso semrpe porque acredito que vai ajudar.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).