Executando verificação de segurança...
2

É o famoso "a grama do vizinho é mais verde".

Tem gente que me acha chato porque eu falo muito da realidade. Algumas pessoas aprenderam que você deve ser super positivo sempre. E essas pessoas são muito responsáveis pelo problema. Porque elas fazem a percepção da grama ser sempre verde, que é uma fantasia. Elas se calam sempre que sabem de algo ruim para, egoisticamente, parecer que são pessoas boas. Elas só falam das coisas boas. E tudo tem coisas boas e ruins.

Me lembro de ver uma pesquisa que trabalhar com TI era a profissão mais estressante que existe. Muito mais que médico, policial, bombeiro, piloto de avião, e até o segundo colocado, que pode ser surpreendente também, mas faz todo sentido para quem já tentou, que é ser professor.

Por isso é preciso gostar e não fazer pelo dinheiro, pelas vagas fáceis, que inclusive sabemos que é mentira. Se quer isso, tente outras profissões. As pessoas tentam programação para conseguir entrar em vários níveis, mesmo que não atinjam o objetivo de vaga fácil e alto salário. Outras coisas com vaga fácil e alto salário é tudo ou nada. E lá no fundo a pessoa sabe que não será nada para ela.

Por isso eu reforço que deve escolher a área porque tem facilidade com ela, se está preparado para exercê-la, que tem consciência das dificuldades, e porque enxerga nela um meio de criar algo interessante dentro dos desafios que ela realmente oferece.

Dá eu lamento muito quando alguém fala "ferramenta tal paga as contas". Porque ela está dizendo "é uma porcaria, eu odeio, mas uso pelo dinheiro". Nem sempre a pessoa odeia, tem casos que ela está escondendo que na verdade gosta de algo ruim. Eu prefiro a honestidade, ter gosto por algo ruim não deveria ser motivo de vergonha, todos temos prazeres culposos.

Eu acho que todo trabalho pode ser legal quase o tempo todo porque se a pessoa gosta ela faz tudo ser legal, ela se esmera e tem oportunidades para que "tudo" fique legal. E tem algumas profissões que isso funciona melhor ainda. Algumas personalidades aproveitam melhor que outras. Mas é claro que todas têm desafios mesmo. Também não adianta entender que programação é complicada e outras não são. Eu só acho que é uma questão de adequação.

A programação não encaixa com muitas personalidades, e aí complica bastante. E o marketing todo é feito para fazer cada vez mais gente entrando, que é algo egoísta da indústria e não algo pensando no bem das pessoas. E aí vem muita lamentação que a pessoa não consegue. E sempre aparece alguém dizendo que consegue sim, só aumentando a frustração porque na realidade ela não consegue.

Se a pessoa já tem a personalidade do fracasso é muito complicado palavras ajudarem, ela precisa mudar toda a atitude dela, e não ter reforçado que deve insistir no que faz. Muitas vezes ela precisa de ajuda. E em muitos casos é preciso se conformar que nada tem salvação, ao contrário da crença popular. Porque aí a pessoa começa tomar decisões adequadas e para de "dar murro em ponta de faca". Falo por experiência própria. E por isso eu queria que alguém tivesse me alertado antes de forma correta para que eu achasse um rumo melhor.

Quando a motivação da pessoa é o fim, como dito na postagem original, já ajuda bem. É o começo da atitude certa. E é aí que entra o que eu sempre falo que hoje em dia muita gente adota certas técnicas e tecnologias para satisfazer sua necessidade e não de quem vai usar o software, e sai muita coisa ruim.

É muito difícil se dar bem em uma área que vai contra o que um humano está acostumado sem vocação e gosto. É muito difícil avançar sem muita dedicação e compromisso. Eu fiz muita coisa errada na minha jornada, mas o que eu não fiz, foi desistir fácil, estudar só para ver um resultado, achar que basta copiar receitas de bolo, não tentar por conta própria e ir atrás de outros para me dar a solução, de aceitar o mais ou menos, de não me responsabilizar pelo que acontece comigo. Claro algumas dessas eu fiz em algum momento, em alguns casos eu fiz por muito tempo, até eu perceber ou alguém me alertar e virar o jogo pra mim. Por isso eu faço o mesmo.

Eu não faço pela polêmica, mas infelizmente às vezes acontece. Espero que isso ajude as pessoas a acharem seu melhor rumo, não importa o que faça. Eu desejo o melhor para todo mundo, até para quem me odeia, muitas vezes porque não entende o que eu falo.

Obviamente todos devem fazer o que acham melhor para suas vidas. A consequência sempre virá, é inexorável. Você precisa aceitá-la, e mudar se for necessário.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1