- eles já sabem que você não é tudo isso, e gostam da loteria que é contratar alguém novo que parece ser bom, pode ser que acertam e vem alguém que ajuda muito, assim como podem receber um cara bom de processo seletivo apenas.
O contrário pode ser verdadeiro. Eu conheço empresas que endeusam algum funcionário só porque ele não é tão ruim quanto os outros. Ele faz uma khda atrás da outra e ninguém percebe. É surreal, parece obra de ficção, vira meio que uma religião. E é comum. Mas admito que algum mérito esse sujeito tem, não acontece por sorte, existe um talento aí.
Tenho uma anedota de uma empresa que apresentei um projeto de migração que não só ia modernizar a tecnologia, mas resolver os problemas do sistema deles e melhorar a produtividade e confiabilidade do desenvolvimento. Era algo que sou especialista comprovado nisso. Dei um prazo de 4 anos e fiz algumas exigência para que o trabalho fluísse melhor. O "bambambam" deles lá falou que fazia em 1 ano e que não precisava de nada do que eu disse e que ele iria aprender a tecnologia nova e ensinar os outros. O meu prazo nem entrega 100% da migração, mas a parte fundamental e ferramentas que facilitariam o resto ser feito de forma muito rápida e robusta.
Vai fazer 5 anos, eles não tem nem uma base, o pouco que tem continua com os problemas do sistema antigo (muitos criados pelo "bambambam", eu sabia de alguns sem conhecer bem a tecnologia que eles usavam antes e estão usando ainda), não haverá melhora de produtividade, a maioria dos programadores não estão se dando bem até porque a apostila que o "bambambam" fez é cheia de erros (daqueles que funciona mas está errado), e parece que não vão terminar nem em 10 anos.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).