pela minha experiência isso se dá por varios fatores:
- trabalhar em grandes empresas brasileiras faz com que fazer mais que 100% do combinado seja o mínimo esperado sendo que deveria ser o critério para uma promoção, mas só esse primeiro ponto já impede o processo de promoção.
- geralmente a hierarquia é feita no formato de escada, então para que você seja promovido, o que está acima de você também deve ser promovido e por ai vai, tipo uma dança das cadeiras mas isso é semelhante a esperar os planetas se alinharem kkkk
3.uma promoção na maioria das vezes por politica de salários da emrpesa exige uma justificativa muito "plausível" isso tem relação com o ponto 1, é tipo pra que vc seja promovido você tem que fazer muito mais do que está no seu escopo e aí assim vamos começar a cogitar uma promoção. - a empresa só promove ou reajusta o salario no momento que o funcionário fica insatisfeito porque ao ver deles esta economizando dinheiro quando na verdade está gastando com processo seletivo, vai demorar muito tempo até a pessoa nova performer tão bem quanto a antiga isso se chegar no mesmo nivel e se permanecer ja empresa.
sobre o contratar alguém de fora geralmente é por experiência, poucas empresas tem um processo de treinamento de "gerentes" ou está sequer disposta a fazer isso então é mais fácil trqzer alguém de fora e moldar na cultura da empresa.
isso acontece no sentido de disparidade de salário, geralmente nivas contratações entram com o salário maior do que os antigos porque as empresas tem o costume de pegar talentos de outras empresas mas pra isso tem fazer ofertas atrativas.