Isso está acontecendo quase literalmente em tudo. Não acontece com medicina e um pouco no direito, por serem profissões regulamentadas (viu? tem coisas boas na regulamentação, mas não resolve tudo claro, ainda tem muito médico e advogado ruim).
Vivemos a era do Instragam, Linkedisney e etc. Temos que estar sempre atentos a isso. Pena que as novas gerações só vendo isso, não vão conseguir mais discernir uma coisa da outra.
De fato você vê todos os dias verdadeiros bandidos fazendo coisas legalmente pela internet. Falei disso ontem. Onde tem idioter, tem influencer. Onde tem gente cheirando pó tem gente o vendendo. Onde tem gente simplória tem políticos se dando bem. O problema é sempre mais o consumidor. Não tem como acabar com a oferta enquanto houver demanda.
Eu vi muita gente perder emprego por puxadas de tapete. Mas também vi que acharam a oportunidade de descobrir que a pessoa merecia perder o emprego. Ninguém que puxa o tapete reconhece que faz isso ou que quem tem as falhas reveladas aceita que é só isso.
Tem muitos lugares que não reconhecem o esforço das pessoas. Outros casos podem não ter tanto esforço quanto as pessoas pensam. Ou até ter, mas que não produz bons resultados. Então o esforço é o meio, mas o resultado é o fim. precisa haver o reconhecimento do valor concreto gerado. Infelizmente o esforço pode ser em vão. Até algumas pessoas podem ser assim por alguma deficiência inerente e que ela não pode fazer, o que é lamentável, mas é a vida.
Eu falo sempre do ciclo:
- A pessoa aprende errado
- Ela treina o erro
- Sempre executa o erro com a validação de quem faz o mesmo
- E ensina o erro, briga por ele e encontra validação nisso.
Ninguém vai reconhecer valor no erro, mesmo que ele tenha sido feito com muito esforço. Precisa observar isso.
E claro, que se aprenderam errado, vão valorizar o erro, se quer receber reconhecimento em ambiente assim, faça o erro. Ou procure outro lugar.
Muitas vezes é só problema de ambiente e diferença de cultura.
Se vender é parte da vida, e meio que da descrição do trabalho. Não defendo isso, mas tem que saber que o mundo é assim. è uma pena haver injustiças por isso, mas não tem o que fazer ,a não ser se vender também. Ou aceitar que será prejudicado por isso.
Todo ser humano por ser mau-caráter. Alguns são líderes, alguns são liderados. Em alguns lugares você vê mais isso que outros. Vai no Reddit ver como é. E pior, sempre tem gente para aplaudir esse comportamento.
Em muitos casos reclamar do líder pode ser falta de caráter. Eu não falo de casos individuais, ainda mais sem saber profundamente sobre ele. Mas é preciso ver os dois lados. Eu tive chefes ruim e bons, eu mandei bem ou não como líder ou liderado, cada momento da vida é uma coisa. Eu tento reconhecer meus erros para tentar não mais cometê-los. Sem reconhecer isso não tem como consertar.
Eu só tive um chefe mau-caráter, saí de lá rapidinho.
Isso vale para qualquer relação de trabalho. Sempre encontrará problemas em todas as áreas, em todos os níveis. O segredo é achar um lugar menos vulnerável. Em geral, esses lugares exigem pessoas com boa capacidade em todos os sentidos, não só técnicos.
Tem situações que não é para esperar ajuda mesmo. Tem casos que sim. Tem que saber de quem exigir o que. Novamente, se o ambiente não é adequado, se não cumprem com as obrigações, não cumprem as promessas, o jeito é ir para outro lugar. Quem está fazendo tudo certo e está em um lugar ruim, é só mudar para outro lugar melhor, lugares melhores quem muito quem faz tudo certo.
Muitas pessoas estão desconectadas da realidade. E todos acham que são os outros, nunca elas. Então a conta não fecha. Veja só estudo. Pessoas bem informadas e bem relacionadas tendem a estar mais por dentro da realidade do que as isoladas com menos conhecimento do todo.
Não sei se gosto da recomendação de ir para empresas que só tem gente fraca. Mas pode servir a algum propósito. Eu gosto de ser o mais burro na sala, de fato procuro salas assim, e interajo nelas, as que eu percebo que não é o caso eu costumo calar. Só faço exceção para algo público na internet. Aí é a questão de precisar se expor por uma série de razões. Veja mais em https://www.tabnews.com.br/moacirmoda/como-roubar-na-carreira-e-crescer-muito-mais-rapido.
Aí começa ter um problema de sair da situação de um lugar ruim e ir para outro que provavelmente é pior. Mas pode ser mais agradável. Se a pessoa for a mais inteligente da empresa ela se sentirá melhor, não tenho dúvida disso, só que isso trará consequências e elas não são boas. Tudo na vida é tradeoff.
Eu sempre errei e disse que não sei, publicamente. Em alguns lugares isso pode ser um problema, mas aprendi não ligar para eles. Aprendi a errar menos também. Mas muitas vezes sou considerado um grande errante porque falo coisas fora da caixa, algo que a maioria discorda. Pra mim isso não é erro, então está tudo bem. Eu tenho confiança no que falo. O que não impede de errar, e eu sempre preciso melhorar. Tem muita coisa que eu já falei publicamente, que hoje eu falaria diferente, e está tudo bem. Quem tem problemas com isso precisa de ajuda profissional para resolver essa questão.
Aliás isso é uma dica boa, vejo que cada vez mais as pessoas estão precisando dessa ajuda. O mundo está ficando muito complicado, as pessoas estão ficando perdidas, e mostram cada vez mais que não conseguem resolver sozinhas. Mas tem casos que o problema já está tão grande que impede a pessoa aceitar isso.
Eu não falei de tudo porque algumas coisas seriam repetitivas, acho que deu para pegar. Não é simples fazer uma análise disso tudo, cada caso é um caso, e o que não está bom é o que a pessoa consegue, se ela acha que merece mais, é só ir atrás, tem lugar melhor.
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).