É bem simples. Ninguém sabe. Nem mesmo os maiores especialistas. E alguns que estão se intitulando assim geralmente não são. É muito comum eles estarem ganhando algo com isso, falando de coisas que ninguém entende.
Veja as redes sociais, ninguém previu o que aconteceu. Se alguém falou alguma coisa muito por cima do que acabou acontecendo foi pura coincidência, a pessoa não tinha base.
Essas coisas são vivas, cada mínima ação de um ser humano pode afetar o andamento de tudo e não ser como alguém prevê. Nunca é. Previsões existem para mostrar que estavam erradas.
A IA poderá ser usada bem ou mal. Vai continuar dependendo de cada pessoa. Nenhum livro fez alguém mais inteligente, mas muitos deram a oportunidade das pessoas se tornarem assim. Como a pessoa consome e o que ela consome em específico determina isso. A IA é um livro que você pode conversar. Ela exige uma atitude mais ativa que um livro onde você é só passivo. Você terá que usar melhor do que usa um livro. E muita gente usa livros de forma errada. Até porque nunca foi fácil. Eu mesmo sei que não uso da melhor forma.
E mesmo essa ajuda toda não será nada de novo, é tudo informação já existente e que a pessoa não consegue alcançar ou até tem preguiça de obter. Então ela pode ajudar ou não.
No momento ela ajuda em coisas muito específicas, faz coisas interessantes em outras, mas é ruim demais para você confiar. Sem você poder validar o que ela te informa, não dá para usar. Se você não tem conhecimento sobre um assunto e confia no que ela entrega você só emburrece, não está fazendo ninguém ser mais inteligente.
Na verdade já estava em processo. Pode ser um viés meum mas parece que tivemos um janela muito pequena entre não ter informação adequada e ter demais e fácil que emburrece.
Mais ainda, essa facilidade vai tornando as pessoas cada vez mais preguiçosas intelectualmente e piora muito. E o mundo vai ficando mais desigual porque alguns vão saber aproveitar uma ferramenta bem e dar uma vantagem competitiva muito grande e outras pessoas usarão para se acomodar e ficarão em nível inferior.
Bem, esta é minha previsão. Isso não está difícil de enxergar, mas não garanto que acontecerá exatamente assim. Na verdade, como eu disse antes, não será bem isso, provavelmente algo parecido apenas.
E é óbvio que o ser humano pode reverter e fazer ficar bom. Só não é provável que aconteça.
Notou que o problema não é a IA? As ferramentas vão ter que fazer algo para suprir a deficiência humana. Mas o que será feito é oque dá mais dinheiro para os fornecedores, já sabemos disso pelo histórico de milhares de anos, mais ainda dos últimos anos.
Eu tendo a ter mais a sua visão. Em geral uma pessoa que reflete sobre o assunto com informações palpáveis pode acertar mais que uma pessoa que ganha alguma coisa para fazer estardalhaço. Eu acho sua visão "perfeita".
Eu tenho visto grandes absurdos no uso. Algumas pessoas já devem estar sentindo vergonha de algumas coisas que fizeram com o ChatGPT, outras ainda estão no processo de deslumbramento. Ela é muito útil hoje em algumas coisas. Vamos ver o que melhora no futuro. De uma certa forma ele é um framework com esteróides, pode ser útil, mas não deveria ser a solução de quem não sabe programar.
Sua "tese" não foi provada, mas deu um bom exemplo para ajudar demonstrar que pode ser isso mesmo.
Quer se divertir? Assista o filme do Mike Judge.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).