Qual o futuro das AI? Utópico demais ou estou sendo pessimista?
Boa noite! Algumas horas antes de escrever isso, tive a oportunidade de assistir a uma palestra ao vivo de uma "especialista em chat GPT". Fui lá porque estava com dúvidas se a carreira de programador seria afetada pelo avanço da IA. No entanto, a palestrante afirmou que com o avanço da IA, nos deixaria mais inteligentes tanto nas escolas quanto no mercado de trabalho, pois teríamos "alguém" que poderia tirar qualquer dúvida a qualquer momento e nos ensinar diversas coisas sobre educação ou mercado de trabalho.
Após ouvi-la, tentei argumentar contra, dizendo que a visão da maioria das pessoas era muito utópica. Afirmei que a grande maioria das pessoas não usaria para aprender algo em questão, mas apenas usaria a ferramenta para realizar alguns trabalhos para si mesmas. Em seguida, mencionei que existe outra ferramenta com informações muito mais verificáveis e amplamente conhecida: o Google. Os mecanismos de busca são base para a IA. Não disse que os mecanismos de busca são mais eficientes, apenas reforcei que se as pessoas quisessem aprender algo ou agregar às suas carreiras, já teriam feito isso há muito tempo usando ferramentas como YouTube, Google e outras diversas redes.
Lembre-se de que estou falando apenas da grande massa de pessoas. Muitas pessoas se esforçam e aprenderam tanto com os mecanismos de busca quanto com a IA e até mesmo livros. Para mim, não importa o meio que traga a informação, se você não estiver disposto a aprender com ela. Não acredito que a população se tornará mais inteligente com a IA. Apenas acho que as pessoas a usarão para realizar suas próprias tarefas que não sabem fazer por preguiça de tentar aprender.
E aí? Qual é a sua opinião sobre o tema? Você concorda comigo ou acha que falei besteira?
OBS: Para provar minha tese já digo que estava com preguiça de corrigir esse texto então mandei uma AI corrigir o português, nem precisei me esforçar pra isso :)