Executando verificação de segurança...
2

A consistência não é um dos pilares do modelo relacional. É altamente desejável? A maioria dos produtos fornecem isso bem ou próximo disso? Alguns fornecem sob certas condições? Sim. Existem produtos usando o modelo relacional que não garantem consistência, nem mesmo eventual? Sim. Existe alguma fonte confiável que diz que se não houver consistência não é o modelo relacional? Não sei, mas gostaria de vê-la citada. E se for obrigatório sob essa definição, então o produto que parece ser relacional, mas não a tem, não devemos dizer que ele é relacional? Que nome daremos para esse modelo então?

ACID não é exclusivo de bancos de dados relacionais, nada tem a ver com o modelo, e muiutos produtos relacionais não ofwerem ele por completo. Se eu estou errado, preciso de alguma fonte, o que eu estudei a vida toda, o que observei, o que aprendi com outros bons programadores e o que o meu raciocínio lógico me diz é diferente.

O modelo relacional pode ter escrita muito boa sob certas condições e com o que está comparando.

Tem mais algumas informações que para um leigo podem ser misleading, mas vou parar por aqui.

Se é IA ou é um resumo de uma outra fonte, ela não é bem feita. Não tem nenhum absurdo, algumas coisas podem caber debate, mas estou vendo falhas conforme o assunto é algo que eu tenho maior domínio.

Poderia citar o capítulo específico ou até página que tem essas informações? Lá explica melhor os critérios para as notas? Porque eles parecem avaliações pessoais apenas.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

Carregando publicação patrocinada...
1

Fala, tudo certo? Cara, eu entendo o ponto que você levantou. Realmente, na prática, a gente vê bancos de dados relacionais adotando o ACID e garantindo consistência, mas isso nem sempre é uma regra absoluta. O modelo relacional, na essência, não dita que a consistência precisa ser um pilar – ela acaba sendo uma característica desejada e que, na maioria das implementações, está presente.

No meu post, usei a ideia de consistência alta justamente porque, para a grande maioria dos cenários e produtos que conhecemos, essa é uma das vantagens dos bancos relacionais.

Em nenhum foi mencionado que o banco relacional tem uma escrita ruim. Inclusive foi comentando que trabalham bem tanto em escrito quanto em leitura.

As pontuações são avaliações pessoais do que considero em cada tópico. E como toda avaliação pessoal, esta sujeita a críticas que são bem vindas.

No livro esse assunto é abordado no capítulo 6.