Executando verificação de segurança...
4

Bem... depende.

Pode ter ganho, pode ser válido, mas não temos como saber. Só daria para dizer vendo o todo, cada detalhe, se aprofundando em tudo.

A chance maior é de isso ser um completo erro, mas é só um feeling que eu tenho vendo isso, eu não aposto nisso.

Só perguntando para quem fez quais foram as motivações. Se não tem como, e não consegue enxergar por conta própria, provavelmente ficará sem saber.

Esse tipo de coisa provavelmente foi feito porque quem só queria dar a solução. Queria uma solução "mágica". E por querer soluções mágicas que saem essas coisas. É muito comum isso ser fruto de falta de comprometimento com o que estava fazendo. Mas poderia ter uma justificativa boa.

O fato de não ter uma informação que demonstre porque é assim já é um indício que algo foi feito "nas coxas".

E para resolver precisaria de uma avaliação minusciosa de quem entende de banco de dados. Uma das soluções é abandonador tudo isso e apenas criar uma outra solução boa apreveitando os dados. Mas se for feito com o "mesmo capricho" desse, será só um novo problema.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pela sua resposta @maniero!

Sim, sua resposta faz total sentido!

Compartilhamos do mesmo feeling sobre a "proposta" desta solução, porém os idealizadores não são lá as pessoas mais abertas para este questionamento. Mas acredito que sua intuição sobre "...foi feito porque quem só queria dar a solução..." parece bem crível pelo que conheço do cenário.

Se tiver disponibilide de exemplificar um cenário onde podem haver ganhos ficarei extremamente grato (apenas para eu ter uma idéia) pois sinceramente tenho uma opnião contrária sobre este uso, e tento evitar com todas as forças.

2

Não consigo pensar em nada que sirva para este caso. Precisa saber bem o objetivo. E precisaria ter mais dados para avaliar. Eu falei mais no sentido, sem dados tudo pode acontecer.

Talvez seja um caso para usar um modelo de documento e não um relacional. Eu costumo falar sempre que o modelo de documento não é para ser usado na maioria dos cenários, mas esse tem jeito de ser um dos que deveria. Mas pode ter algo que eu não sei.

Pode ser que só não deveria ter esses JSON. Seria estranho alguém optar por isso, mas já vi de tudo. Vi algumas vezes o banco de dados inteiro estar em uma tabela. Então as pessoas fazem maluquices extremas com muito mais frequência do que deveria. As pessoas se importam só que funcione. Isso não é engenharia.

Por isso sugeri que a solução poderia ser pegar os JSON e transformar em modelo relacional. Dá mais trabalho, mas é o correto.

Pode ter outros problemas que nem sabemos. Embora o JSON pareça atrapalhar todo o resto. Teria que ser pensado para resolver outras questões.

Eu cansei de ver coisas assim, até ganhei a vida consertando coisas desse tipo, e o primeiro foi na faculdade. Não sei como deram diploma para as pessoas que tinha feito o sistema que eu tive que arrumar. É preciso levar a profissão mais a sério.

E se eu te falar que a maioria (não estou exagerando) do que eu pego que alguém fez está tudo errado. Em boa parte dos casos não é um grande problema, porque mais ou menos funciona, mesmo que crie problemas de manutenção e ou algum problema menor que não parece nada errado. E meus amigos falam a mesma coisa. E aí tenho que repetir, a pessoa precisa de formação completa, não basta aprender um detalhe ou outro, porque fica um problema estrutural. A pessoa sabe do tijolo do meio da parede, mas mas não tem o resto da parede, não tem alicerce, e a casa não para em pé.