Não consigo pensar em nada que sirva para este caso. Precisa saber bem o objetivo. E precisaria ter mais dados para avaliar. Eu falei mais no sentido, sem dados tudo pode acontecer.
Talvez seja um caso para usar um modelo de documento e não um relacional. Eu costumo falar sempre que o modelo de documento não é para ser usado na maioria dos cenários, mas esse tem jeito de ser um dos que deveria. Mas pode ter algo que eu não sei.
Pode ser que só não deveria ter esses JSON. Seria estranho alguém optar por isso, mas já vi de tudo. Vi algumas vezes o banco de dados inteiro estar em uma tabela. Então as pessoas fazem maluquices extremas com muito mais frequência do que deveria. As pessoas se importam só que funcione. Isso não é engenharia.
Por isso sugeri que a solução poderia ser pegar os JSON e transformar em modelo relacional. Dá mais trabalho, mas é o correto.
Pode ter outros problemas que nem sabemos. Embora o JSON pareça atrapalhar todo o resto. Teria que ser pensado para resolver outras questões.
Eu cansei de ver coisas assim, até ganhei a vida consertando coisas desse tipo, e o primeiro foi na faculdade. Não sei como deram diploma para as pessoas que tinha feito o sistema que eu tive que arrumar. É preciso levar a profissão mais a sério.
E se eu te falar que a maioria (não estou exagerando) do que eu pego que alguém fez está tudo errado. Em boa parte dos casos não é um grande problema, porque mais ou menos funciona, mesmo que crie problemas de manutenção e ou algum problema menor que não parece nada errado. E meus amigos falam a mesma coisa. E aí tenho que repetir, a pessoa precisa de formação completa, não basta aprender um detalhe ou outro, porque fica um problema estrutural. A pessoa sabe do tijolo do meio da parede, mas mas não tem o resto da parede, não tem alicerce, e a casa não para em pé.