Abrir o código sempre tem potencial de afetar significativamente o faturamento de uma empresa. Grande parte de certas aplicações mudaram a licença para sobreviver ou adotar um outro modelo de negócio. Quase sempre que alguém puder usar algo sem pagar ela fará.
Até se não abrir o código e der de graça, quase todo mundo não pagará.
Em geral as aplicações que se sustentam são aquelas que vendem muito para grandes corporações e/ou que precisam de muito suporte e personalização. Esse pagam para ter o que precisam e podem até sustentar o projeto todo. Mas mesmo alguns softwares voltados para esse público fracassarm em ser abertos.
Sempre é possível fechar depois mas gera reclamações. Mas esse fechar depois depente da licença adotada e geralmente só poderá fechar oque fizer dali para frente, a maioria das licenças conhecidas não deixam você fechar o que já era aberto. Se você fizer uma licença diferente disso é bom deixar bem claro para as pessoas não criarem problema. Eventualmente pode receber um processo.
Se está aberto concorrentes podem pegar o código e usar de acordo com a licença. Se userem em desacordo, se você descobri, pode processá-los. Tem licença que permite ele fechar o que você fez para ele, melhorar e até tirar você do mercado pago.
Se quer mais garantias não use uma licença muito permissiva. Por exemplo GPL que é chamada de free, não nem grátis necessariamente, nem livre de fato, tem restrições. Uma MIT por exemplo, cada um faz o que quiser com aquele código, esta licença é verdadeiramente free.
Em muitos casos seus concorrentes podem ser os usuários. Tem vários tipos de software que se garantem pelo que falei, suporte e manutenção, mas qualquwr um pode fazer isso. Em alguns casos podem fazer de forma mais competente que você.
Abrir o código pode ajudar faturar mais, já que ele pode servir de publicidade grátis. Mas pode nem acontecer essa divulgação, boa parte dos projetos abertos são bem desconhecidos. Em alguns casos o projeto será conhecido mas quase não gerará faturamento.
Se vai abrir o cóigo esperando contribuições de outras pessoas e asim o desenvolvimento vai mais rápido, espere sentado, é quase uma loteria, raramente os projetos ganham contribuições expressivas, este site mesmo roda em um software de código aberto cujo criador tem mais de 1 milhão de seguidores e não conseguiu quase nada de contribuição espontânea e quase tudo mais no começo. Mas você pode conseguir ser premiado, alguns projetos são.
Se tiver código aberto e a licença não tiver nada específico, as pessoas podem tirar os anúncios em um fork.
Entendo que esteja querendo fazer o bem, ser bacana com quem tem dificuldade, dar certa liberdade, mas isso pode ser contrário ao modelo de negócios.
Dando minha opinião pessoal, mas com ressalvas, eu odeio quem ganha em cima da desgraça dos outros, seja o que for, mas isso é o capitalismo, e é uma das partes ruins dele, assim como o socialismo tem suas partes ruins também. Em ambos as partes ruins podem ser mitigadas, mas trará outros problemas, não existe mágica. Mesmo eu querendo que médicos, farmacêuticas e afins não sejam remunerados pela desgraça mas sim pelo seu trabalho igual ao de todo mundo, o que é meio socialista, o que sou nesse ponto, mas não em outros, ou mesmo que um meio de pagamento ou plataforma que ajude arrecadar dinheiro não deveria cobrar de entidades filantrôpicas, eu entendo que não é fácil fazer isso funcionar e dá margem para fraudes também. Então faça o que acha que deve para entregar algo bom e se sustentar da forma que acha conveniente, você não está fazendo algo irregular ou imoral dentro dos conceitos que costumamos usar na sociedade atual. Pode ser que ache um modelo mais interessante para todos.
Sobre licença, procure um advogado.
Desejo sorte.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).