Executando verificação de segurança...
5

AJUDA - Traduzindo Música em Vibração para Pessoas Surdas | Open Source x Closed Source

Faaala pessoal!!

Introdução

Eu junto com 2 amigos comecei a desenvolver um aplicativo chamado Timbrasom (disponível apenas para Android atualmente), como sou o único desenvolvedor estou trabalhando neste projeto há mais de 4 anos sem parar skssksk e meus 2 amigos cuidando da parte de Negócios, e graças a eles e o projeto se tornou algo muito legal ao longo dos anos e estamos sempre melhorando!

O motivo do App Funcionar

Explicando de forma bem simplificada o motivo deste aplicativo ajudar a comunidade Surda é o seguinte: O cérebro de pessoas Surdas entende a vibração de maneira similar a forma que o cérebro dos ouvintes entende a música. (reportagem de exemplo aqui).

Dualidade

É um projeto que foi bem desafiador tecnicamente no início e continuo aprendendo muito com ele até hoje. E me peguei pensando se há benefícios o suficiente para transformar este projeto em Open Source.

Open Source x Closed Source

O projeto então evoluiu para uma Startup com o modelo de monetização sendo o "Freemium", onde basicamente existe um plano gratuito com anúncios e outro plano pago sem anúncios que também conta com vários outros benefícios.

E agora, por se tratar de uma Startup e o aplicativo ter mecanismos muito legais e divertidos e que não existem em nenhum outro app do mundo eu comecei a me perguntar se não seria legal abrir isto publicamente, até porque não paro de imaginar os casos de uso incríveis que as pessoas poderiam criar com esta tecnologia se tornássemos ela Open Source.

Mas ainda tenho dúvidas de como isso poderia afetar nossa monetização e crescimento visto que abriria margem para concorrentes ou empresas maiores que poderiam vir a nos patrocinar se ainda fossemos Closed Source começarem a criar um app com a cara deles e isso acabar destruindo com a gente que iniciou o projeto.

Tendo em vista estes 2 lados:

  • Open Source: Com mais liberdade, mais ajuda, mais interesse do público em participar e melhorar junto, e mais tecnologias sendo criadas em cima da nossa. Porém, mais risco de sermos copiados e "pirateados".
  • Closed Source: Com maior controle e "segurança" de não sermos facilmente copiados, mas com o ônus de não termos a comunidade de devs junto com a gente ajudando a melhorar o sistema e torná-lo disponível para mais plataformas (como para o iOS que ainda não temos uma versão no ar).

Sou leigo nesta questão de projeto Open ou Closed source e mesmo tendo pesquisado sobre fico em dúvida pois as pessoas que vi comentando sobre eram de fora e a gente sabe que as coisas muitas vezes funcionam de forma diferente no Brasilzão sksksksk.

Na opinião de vocês, eu deveria mergulhar de cabeça no Open Source? E se sim, quais cuidados devo tomar e o que devo esperar desta iniciativa?

(Me senti escrevendo um baita Prompt kskskssksk)

Carregando publicação patrocinada...
3

Abrir o código sempre temn potencial de afetar significativamente o faturamento de uma empresa. Grande parte de certas aplicações mudaram a licença para sobreviver ou adotar um outro modelo de negócio. Quase sempre que alguém puder usar algo sem pagar ela fará.

Até se não abrir o código e der de graça, quase todo mundo não pagará.

Em geral as aplicações que se sustentam são aquelas que vendem muito para grandes corporações e/ou que precisam de muito suporte e personalização. Esse pagam para ter o que precisam e podem até sustentar o projeto todo. Mas mesmo alguns softwares voltados para esse público fracassarm em ser abertos.

Sempre é possível fechar depois mas gera reclamações. Mas esse fechar depois depente da licença adotada e geralmente só poderá fechar oque fizer dali para frente, a maioria das licenças conhecidas não deixam você fechar o que já era aberto. Se você fizer uma licença diferente disso é bom deixar bem claro para as pessoas não criarem problema. Eventualmente pode receber um processo.

Se está aberto concorrentes podem pegar o código e usar de acordo com a licença. Se userem em desacordo, se você descobri, pode processá-los. Tem licença que permite ele fechar o que você fez para ele, melhorar e até tirar você do mercado pago.

Se quer mais garantias não use uma licença muito permissiva. Por exemplo GPL que é chamada de free, não nem grátis necessariamente, nem livre de fato, tem restrições. Uma MIT por exemplo, cada um faz o que quiser com aquele código, esta licença é verdadeiramente free.

Em muitos casos seus concorrentes podem ser os usuários. Tem vários tipos de software que se garantem pelo que falei, suporte e manutenção, mas qualquwr um pode fazer isso. Em alguns casos podem fazer de forma mais competente que você.

Abrir o código pode ajudar faturar mais, já que ele pode servir de publicidade grátis. Mas pode nem acontecer essa divulgação, boa parte dos projetos abertos são bem desconhecidos. Em alguns casos o projeto será conhecido mas quase não gerará faturamento.

Se vai abrir o cóigo esperando contribuições de outras pessoas e asim o desenvolvimento vai mais rápido, espere sentado, é quase uma loteria, raramente os projetos ganham contribuições expressivas, este site mesmo roda em um software de código aberto cujo criador tem mais de 1 milhão de seguidores e não conseguiu quase nada de contribuição espontânea e quase tudo mais no começo. Mas você pode conseguir ser premiado, alguns projetos são.

Se tiver código aberto e a licença não tiver nada específico, as pessoas podem tirar os anúncios em um fork.

Entendo que esteja querendo fazer o bem, ser bacana com quem tem dificuldade, dar certa liberdade, mas isso pode ser contrário ao modelo de negócios.

Dando minha opinião pessoal, mas com ressalvas, eu odeio quem ganha em cima da desgraça dos outros, seja o que for, mas isso é o capitalismo, e é uma das partes ruins dele, assim como o socialismo tem suas partes ruins também. Em ambos as partes ruins podem ser mitigadas, mas trará outros problemas, não existe mágica. Mesmo eu querendo que médicos, farmacêuticas e afins não sejam remunerados pela desgraça mas sim pelo seu trabalho igual ao de todo mundo, o que é meio socialista, o que sou nesse ponto, mas não em outros, ou mesmo que um meio de pagamento ou plataforma que ajude arrecadar dinheiro não deveria cobrar de entidades filantrôpicas, eu entendo que não é fácil fazer isso funcionar e dá margem para fraudes também. Então faça o que acha que deve para entregar algo bom e se sustentar da forma que acha conveniente, você não está fazendo algo irregular ou imoral dentro dos conceitos que costumamos usar na sociedade atual. Pode ser que ache um modelo mais interessante para todos.

Sobre licença, procure um advogado.

Desejo sorte.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Opa mano!! Muito obrigado pelo comentário e pela sinceridade! Geralmente mts devs tentam defender o Open Source para todos os casos, mas o seu comentário explorou e abriu minha cabeça para alguns fatores relevantes e que não tinha pensado efetivamente!

Valeuzão pela sua opinião, e estou inclinado à manter Closed para ser sincero até que tenhamos marketing ou grana o bastante para sustentar um Open source (o que vai demorar uns anos provavelmente) kskssksks

2

Meus 2 cents:

Como comentou o @maniero, abrir o codigo vai afetar o faturamento - nao tem muito o que discutir aqui.

A questao eh: voces vivem do faturamento deste software ?

Se sim, por enquanto nao tem o que fazer: eh manter o codigo fechado e ponto. Isso pode mudar a qualquer momento, e ai se reavalia a estrategia.

Sao poucas as pessoas que ganham dinheiro com software livre diretamente - geralmente eh atraves de servicos (como adaptacoes) ou atividades ligadas aa aquele programa, mas nao com o programa em si.

Por exemplo: nao se vende o webserver "apache" ou o "nginx" (qualquer um pode baixar o codigo fonte, ajustar e compilar conforme sua necessidade) - mas sim cobrando pela instalacao e configuracao dele.

Ai que voces precisam pensar no seu modelo de negocio: eh possivel faturar cobrando pela expertise que voces tem no programa ? pessoas ou empresas pagariam por ela ?

Sao poucas as empresas que conseguem isso - mas eh possivel.

Uma empresa de audivisual (ou um museu, galeria, etc) - pagaria para voces criarem uma versao personalizada para a experiencia que eles oferecem para o publico deles ?

Essa eh a grande questao: visualizar usos do software onde a expertise seja um diferencial tao grande que mesmo que outras pessoas/empresas tambem tenham acesso a ele nao conseguiriam reproduzir o que sua empresa pode oferecer como servico e/ou produto personalizado.

Agora, tem um fator: popularidade. Nao adianta o software ser maravilhoso se ninguem usa ou conhece. Neste ponto talvez valha a pena oferecer uma quantidade X de licencas gratis para entidades/organizacoes de PCD, de modo que possam levar a pessoas que nao tem como pagar por ele. E ao popularizar, conseguir clientes pagantes. Se tornar referencia neste segmento. Isso pode ser monetizado tambem (odeio a palavra influencer, mas eh por ai).

1

Muito foda!!! Valeuzão! É triste, mas é a real mesmo... Talvez valha a pena abrir como uma API ou coisa do tipo, né? Mas ainda não daria para abrir no Open Source de qualquer forma que era a ideia inicial...

enfim, muito obrigado pela ajuda e pela opinião!!! Também vou levar em consideração, mas até aqui, realmente o Closed é melhor pelo visto sksksks