Boa postagem, obrigado.
Na verdade, esses números que espantam e afastam as pessoas são até baixos. Em tempos de internet que você abre o leque, deveria ter muita mais gente se candidatando, e não deveria assustar tanto.
Meu primeiro emprego mais sério eu consegui assim:
Comprei o Estadão de domingo. Tinha mais de 1 Kg (sim, isso mesmo). Procurei os empregos de programação (poucos na época). Achei um de uma empresa que eu conhecia e que fazia algo que eu queria aprender a fazer. Peguei os dados, mesmo eu não tendo os requisitos que eles pediram. Preparei um currículo e mandei pelo correio.
Semanas depois me ligaram, fizeram algumas perguntas e marcaram para eu ir fazer um teste. Fui lá junto com muita gente (umas 200) e depois passei por uma entrevista se tivesse ido bem no teste. Fui o último a ser entrevistado (depois descobri que foram classificados pelo que menos queria contratar para os que mais queriam, mas no momento não sabia, e fui entrevistado pelo dono, último processo em que ele participou antes da empresa crescer muito e ele não pode mais). Fui chamado para participar de um curso por 1 mês em três períodos, onde as pessoas seriam avaliadas para pegar 2 vagas.
Descobri que foram enviados mais de 2000 currículos em uma época que as pessoas nem sabiam direito que isso era uma profissão. Peguei uma das vagas junto com um cara quase meu vizinho de interior, e fomos dividir apartamento lá em SP. Eu sabia que ele seria contratado junto comigo, dava para ver pelo desempenho de todos. Não é arrogância, é confiança.
Quero reforçar que nem eu, nem o "japonês" que foi contratado comigo tínhamos os requisitos pedidos no anúncio.
As pessoas estão com medo de muitos candidatos por vaga por algo irracional, e isso mina a confiança delas, ou por um medo racional que elas não são boas o suficiente. Elas precisam arrumar isso, talvez procurando ajuda profissional para quebrar essa barreira psicológica, ou começar a se formar decentemente para conquistar qualquer vaga.
Seleções, antes de mais nada, procuram as pessoas que conseguiram vencer na sua formação. São selecionados aqueles que resolverem seu problema, assim elas já estão um passo à frente dos demais, e podem ser bons candidatos. O problema da falha nas seleções, principalmente logo cedo, geralmente é a formação ruim, é isso que a pessoa precisa repensar como está fazendo. E a falha já pode ter vindo da escola.
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).