Executando verificação de segurança...
8

Muitos inscritos por vagas no Linkedin

Desde que criei um canal no Youtube algumas pessoas passaram a entrar em contato comigo para tirar dúvidas sobre algumas questões. No geral essas pessoas não tem experiência na área de dados e estão estudando/se dedicando para ingressar na área.
Dito isso recebi essa pergunta sobre Como se manter motivado quando você vê uma vaga em que está concorrendo com 400 pessoas?
Na verdade verdadeira não é bem assim e a forma como o Linkedin contabiliza os números acaba inflando e gerando esse dado errado.

Como é a contagem?

Ao abrir uma vaga do Linkedin (sem inscrição simplificada) você é levado para uma página da empresa em questão. Isso acaba por se tornar um funil já que muitas pessoas entram nessa página mas não tem paciência para preencher todos os dados e enviar o currículo - é fácil fazer isso aplicando pra 1 empresa, agora tente fazer para algumas e na 3a já vai estar de saco cheio de preencher a mesma coisa -.
No entanto o Linkedin ainda assim contabiliza essa pessoa como um concorrente da vaga.
Com isso o número por si só FICA inflado, afinal de contas a maior parte das pessoas abre mas não preenche.
Se considerarmos que 20% dessa galera de fato se inscreva - esse número eu tirei do instituto DataF0d....- você ainda assim terá 80 concorrentes.

Ainda é muita gente, o que fazer?

Faça o que estiver ao seu alcance. Todo o resto, ignore se possível.
Existem alguns passos que você pode tentar para tirar o estresse de si e aumentar suas chances:
1 - Tente ter minimamente um portfólio (caso não tenha experiência profissional) ou destaque as palavras chave da sua experiência que batem com a vaga. Um recrutador que olha 100 currículos em 1 dia faz leitura dinâmica. Ninguém de fato está interessado no seu histórico de vida, só a parte que interessa a vaga é olhada.
2 - Vá mesmo sem vontade. Usa a possibilidade de múltiplas entrevistas para treinar sua fala e organização de pensamentos. Depois de 4, 5 vezes que você falar sobre sua experiência prévia, provavelmente vai conseguir ser mais direto e claro. Além de conseguir se blindar conseguindo responder perguntas capciosas sem gaguejar.
3 - Use a oportunidade para se benefiar para a próxima. Peça feedback do entrevistador e se não ficar confortável durante a chamada, envie um email agradecendo a oportunidade e peça o feedback por lá. No geral as pessoas são mais diretas por escrita.
4 - Ignore os números. Certos tipo de informação não ajudam em nada. Pessoas que botam um relógio que mostra o batimento cardíaco vão passar a acompanhar mais do que o normal a frequência e começar a se preocupar sempre que houver um pico no número, mesmo que elas não sintam nada fisicamente. Se for 1 ou 200 entrevistados, pouco importa. Só os melhores vão seguir em frente (ou os indicados) e não há muito o que você possa fazer quanto a isso. Garanta que você domina os pontos 1 e 2 e esses pensamentos vão ser menos intensos.

Você só precisa de 1 sim

Não importa quantos Nãos você receba, 1 Sim muda tudo. Então aumente suas chances jogando seu currículo em várias empresas. Você pode dar a sorte de alguém gostar de você ou de lembrar seu nome para vagas futuras. Isso de fato acontece, aconteceu comigo.

Se você não for bom, vai perder mesmo se for sozinho

Se você não domina o que faz e não conseguiu desenvolver as qualificações necessárias, mesmo sozinho provavelmente não vai conseguir a vaga.
Caso consiga, as chances são altas de ser demitido nos primeiros 3 meses - e boa sorte tentando explicar o motivo nas próximas entrevistas -.
Domine os pontos anteriores e faça a calma jogar a seu favor. Pessoas seguras no geral se destacam. Ah, e seja simpático. Pessoas seguras e simpáticas são peça rara no mercado.

Não ache que outras pessoas tem a resposta para sua dor

Faça bom uso das amizades para desabafar e receber conselhos mas não leve ao pé da letra tudo o que dizem. Aprenda com as pessoas mas esteja aberto para construir seu caminho. Não permita que a barreira delas seja a sua.
Muitas vão dizer que não deu certo com elas então não vai dar com você também, isso pode te travar.
Muitas vão dizer que deu certo com elas então vai dar com você, isso pode te frustrar.
Aprenda com elas mas jamais tome como verdade absoluta. Elas tem tantas dúvidas quanto você.

Espero ter sido de valor esse post, provavelmente vou postar algo semelhante no Linkedin para outras pessoas fora da bolha terem acesso, mas queria colocar aqui primeiro porque tenho certeza que na área de Tecnologia essa tem sido uma dor mais intensa do que em outras áreas.

Boa sorte no caminho!

Carregando publicação patrocinada...
4

Boa postagem, obrigado.

Na verdade, esses números que espantam e afastam as pessoas são até baixos. Em tempos de internet que você abre o leque, deveria ter muita mais gente se candidatando, e não deveria assustar tanto.

Meu primeiro emprego mais sério eu consegui assim:

Comprei o Estadão de domingo. Tinha mais de 1 Kg (sim, isso mesmo). Procurei os empregos de programação (poucos na época). Achei um de uma empresa que eu conhecia e que fazia algo que eu queria aprender a fazer. Peguei os dados, mesmo eu não tendo os requisitos que eles pediram. Preparei um currículo e mandei pelo correio.

Semanas depois me ligaram, fizeram algumas perguntas e marcaram para eu ir fazer um teste. Fui lá junto com muita gente (umas 200) e depois passei por uma entrevista se tivesse ido bem no teste. Fui o último a ser entrevistado (depois descobri que foram classificados pelo que menos queria contratar para os que mais queriam, mas no momento não sabia, e fui entrevistado pelo dono, último processo em que ele participou antes da empresa crescer muito e ele não pode mais). Fui chamado para participar de um curso por 1 mês em três períodos, onde as pessoas seriam avaliadas para pegar 2 vagas.

Descobri que foram enviados mais de 2000 currículos em uma época que as pessoas nem sabiam direito que isso era uma profissão. Peguei uma das vagas junto com um cara quase meu vizinho de interior, e fomos dividir apartamento lá em SP. Eu sabia que ele seria contratado junto comigo, dava para ver pelo desempenho de todos. Não é arrogância, é confiança.

Quero reforçar que nem eu, nem o "japonês" que foi contratado comigo tínhamos os requisitos pedidos no anúncio.

As pessoas estão com medo de muitos candidatos por vaga por algo irracional, e isso mina a confiança delas, ou por um medo racional que elas não são boas o suficiente. Elas precisam arrumar isso, talvez procurando ajuda profissional para quebrar essa barreira psicológica, ou começar a se formar decentemente para conquistar qualquer vaga.

Seleções, antes de mais nada, procuram as pessoas que conseguiram vencer na sua formação. São selecionados aqueles que resolverem seu problema, assim elas já estão um passo à frente dos demais, e podem ser bons candidatos. O problema da falha nas seleções, principalmente logo cedo, geralmente é a formação ruim, é isso que a pessoa precisa repensar como está fazendo. E a falha já pode ter vindo da escola.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Já tinha visto em algum lugar esse detalhe sobre a contagem das vagas no linkedin e, realmente, quando a pessoa vê a quantidade inflada dá até uma desanimada para aplicar.

Eu ainda estou estudando, e não me considero apto para aplicar para as vagas, mas penso que quando eu tiver uma boa base, a ponto de não ficar perdido totalmente na área que estou estudando, já posso aplicar para as vagas, mesmo que ainda não preencha todos os requisitos. Sempre penso que não preciso saber todas as respostas, mas preciso saber encontrar as respostas e conseguir entendê-las minimamente.

Gostei do tópico "Se você não for bom, vai perder mesmo se for sozinho", porque mostrou que mais importante do que os inscritos na vaga, eu preciso estar confiante para a vaga... que tenho a capacidade de cumprir com os objetivos. Como dito, "pessoas seguras no geral se destacam", então, mesmo que não for contratado, mas estar seguro, confiante, mostra que se está preparado e pode ser lembrado em outras oportunidades.

Valeu pelo post