Executando verificação de segurança...
3

Qualquer pessoa pode criar códigos e se dizer programador. Alguns se dedicarão tanto, ficarão bons o suficiente para poder dizer adequadamente que é um desenvolvedor de software.

Para conseguir ser bom, uma das formas é fazer um curso superior de qualidade. Tem pessoas que conseguem sem ele, tem pessoas que não ligam em não ser bom, até porque tem vagas para todo mundo.

Qualquer um pode se chamar informalmente de engenheiro de software, mas usar o título formalmente só com registro no CREA.

Eu já tentei achar maiores informações sobre o assunto e parece ser uma caixa preta. Você talvez tenha acesso direto por já ter o registro no CREA.

Eu acho que seria um absurdo que desse o direito de uso com qualquer registro sem nenhum crivo, mas como eu sei que a regulamentação foi feita só para constar e não vale de fato, então não me surpreenderia. O normal seria exigir a formação completa, não só a especialização.

Especializações quase invariavelmente são caça-níqueis, até mesmo das melhores instituições, não formam ninguém.

Sem entrar muito na discussão sobre regulamentação, que eu cansei de falar, porque atrai discussões sem base de todos os lados, mas ela deveria ser diferente.

Pra ser bem sincero, eu me preocuparia em me formar bem, se é com ou sem curso superior não tem a menor importância, e qual título vai usar também.

Algumas pessoas precisam do curso superior para alcançar um bom nível qualitativo. Pense se é seu caso.

Não vou dizer do seu caso, você já fez um, dá para entender não querer fazer outro, mas quase todo mundo que desdenha do curso superior costuma ser quem precisa dele, pelo menos um bom, um ruim ninguém merece.

Cada vez eu acho os cursos de quase todo tipo, antes eram só a maioria dos livres, como ruins, porque eles estão marketeiros, estão no ramo de agradar o aluno em vez de formá-lo como precisa. Até mesmo cursos de instituições públicas já fazem isso em algum nível, ainda que menor.

O mercado quer quem saiba o que está fazendo. As melhores vagas principalmente. O mercado gosta de quem prova ser capaz. Só emprego público e alguns malucos exigem diploma, mesmo assim tem caso que até de direito tá valendo (por incrível que pareça faz algum sentido, mas muita gente não consegue perceber isso).

Desenvolvedores de software são solucionadores de problemas. Se preocupe em fazer isso muito bem, e depois saber fazer isso escrevendo códigos para o computador entender. O diferencial hoje é ser competente, simples assim, quanto melhor, mais chance em vagas melhores.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito obrigado pela contribuição! Vou procurar junto ao CREA informações sobre os requisitos para inclusão do título de Engenheiro de Software no meu CREA. Com certeza, focar nos estudos e melhorias de skills pra mim é prioridade, mas seja por capricho ou não, o título deve ser importante para o currículo.