Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Eu entendo suas dores. De verdade. E agradeço, acho que por todos, fazer um depoimento corajoso, ainda mais se declarando tímida. Tenho certeza que ajudará outras pessoas. Vou colocar algo tentando ajudar um pouco mais.

Procurou ajuda profissional para um diagnóstico completo? Não só para "curar" as consequências do problema. Muita gente não o faz e isso é um problema maior. E entendo que não é fácil também, mas precisa pelo menos vencer a barreira do preconceito. Sei que custa caro, boa parte dos profissionais são despreparados, e apesar de cobrar caro, dão pouco resultado e vão por caminhos errados, mas fazer nada geralmente é pior. Precisa tentar um diagnóstico e até prognóstico para virar a situação e conseguir atingir seus objetivos. Não garanto que terá resultados, mas seria bom tentar achar a causa principal e ver se consegue mexer com isso.

Ao mesmo tempo, precisa analisar esses objetivos. Tem que tomar muito cuidado porque a sociedade tem ficado muito cruel, ou sempre foi, mas agora está com força total por causa da internet, em tentar dizer para as pessoas que é bom para elas, o que elas devem fazer da vida. E isso acontece até mais das pessoas que pregam o pensamento positivo, quem só fala de coisas boas, varrendo a sujeira para baixo do tapete. Acabam se mostrando um exemplo de como você deveria ser e meo que excluem quem não se encaixar nisso. Em geral pessoas que falam de diversidade, mas não gostam do que é dissonante do que elas pensam. Democracia é conviver com o diferente e obrigar a pessoa a se ajustar, desde que ela não esteja cometendo crimes, é uma forma de bullying. Já pensou que um dos motivos de não estar bem no que estava fazendo era porque estava fazendo o que dizem o que é bom para você? Quem tem TDAH não consegue ir bem em situações assim. Ou que tem pessoas conspirando contra porque ela não se ajusta, especialmente pessoas "que fazem o bem".

Se tem TDAH, precisa de objetivos extremamente claros na mente. Eles precisam estar sólidos para impulsionar toda sua atividade.

E pode ter outras coisas. Não tem problema. É descobrir e lidar da melhor forma, melhor que deixar embaixo do tapete.

Você realmente parece ser uma pessoa inteligente, acima da média, tem entendimento de tudo como uma pessoa experiente (imagino não ter muita idade) e pode conseguir o que deseja. A ajuda profissional costuma demorar para dar resultado (difícil é saber se é o normal ou está na mão de quem não entrega resultado adequado) e ajuda lidar com as críticas, até de quem deveria entender e apoiar.

Seja você mesma. Faça o que te deixa feliz. Claro que a vida exige alguma adaptação, realizar alguma coisa que não gostamos, precisamos criar nossa independência, até para não depender da opinião de ninguém, ainda que sempre dependeremos de alguma forma, e só dá para minimizar isso garantindo uma renda sem esforço, o que é quase impossível para quase todo mundo, e mesmo isso não será total.

Não aconselho se isolar por causa disso, porque piora a situação, ainda que entenda o desejo e quase necessidade de fazer isso. Sei que é extremamente difícil realizar isso, mas é importante. Não sou a melhor pessoa para dizer isso, e não poderia aconselhar sem um entendimento maior da sua situação. Por isso uma ajuda profissional atual (se ela ainda existe) ou uma nova se achar que pode ser necessário, é algo que deve procurar/manter. Pessoas aleatórias na internet podem dar incentivo, mas podem ajudar pouco.

Se você só consegue fazer uma coisa, por motivos intelectuais, emocionais, ou outro motivo, é o que fará, não adianta tentar fazer o ideal que não consegue. E meio que está feito, não? Eu gosto de dizer que precisa de alguma dor para conseguir o que quer, que não deve só procurar o caminho fácil, mas tem dores muito grandes. Não estou na sua pele para dizer o tamanho e se você fraquejou ou fez a única coisa viável para você.

Lembre-se sempre que as consequências do que faz na vida, seja por total vontade, seja por limitação de quem você é, serão só suas, não serão dos outros (desde que você não transfira para elas, em alguns casos pode fazer isso). Então não importa o que acham. Passará a importar se isso afetá-las diretamente. Mesmo assim, tem caso que não tem jeito.

Também tenho que dizer que algumas pessoas não têm problema algum (de maneira alguma estou dizendo que é seu caso) e que enroscam toda a vida porque foram mimadas. Também precisam de ajuda profissional para sair de ciclo vicioso, deveria ser bem mais fácil. Muita gente vai ler isso e achar que o mundo conspira contra ela, e na verdade ela que não quer assumir a responsabilidade. Tem casos e casos, e pode ser parecido. Você parece assumir a responsabilidade, e talvez precise de ajuda em outros pontos.

As pessoas estão preparadas para acolher uma pessoa com limitação física, intelectual clara, e até hoje, em algumas situações específicas, mas ainda não para quem tem alguma dificuldade emocional, e vemos isso o tempo todo em todo lugar.

Não vou dizer para não se envergonhar porque postando aqui já mostra que consegue lidar com isso melhor que muita gente.

Eu sei que a questão pode ser muito mais complexa que isso, mas é o que posso dizer, seja por desconhecer toda situação, ou pela minha limitação. Cuidado com tudólogos de internet.

Ache seu caminho, mesmo que leve tempo, que seja difícil e não traga tudo o que deseja, mas entregue paz.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Nossa, muito obrigada mesmo por sua orientação.

Eu tenho diagnóstico de ansiedade social da época que frequentei o psicólogo, mas TDAH apenas uma parente terapeuta e alguns professores apontaram que talvez eu tivesse. Realmente preciso me consultar e saber o que fazer para lidar com isso caso eu tenha, porque a falta de foco e desmotivação me prejudicam muito, principalmente em situações estressantes.

Vou seguir os seus passos à risca.