Bootcamps podem ter seu valor, mas nem todos. Muitos são marketeiros. Boa parte tenta vender ilusões. O primeiro foi assim e aí veio vários outros fazendo o mesmo. Não sei dizer especificamente de A ou B se são bons.
Cursos gratuitos podem ou não ser a solução. Boa parte são bem sem compromisso. Eu nem sei se eu deveria falar isso porque alguém vai dizer que estou falando mal porque vou fazer algo gratuito, e de certa forma o pago também é meu concorrente. Mas sequer vou fazer curso, vou ajudar.
Para algumas coisas uma coisa funciona mais que outras. Saber escolher o que usar de ferramenta, começando por cursos, é algo que faz parte da profissão. Quem escolhe mal, aprenderá mal e trabalhará mal.
A pressão pode ser boa, tanto quanto pode ser ruim. Se a escolha por algo sem pressão não for pelos motivos certos, pode ser até uma condenação da evolução.
Superficialidade é ruim (quase) sempre. E demonstra uma falha estrutural do curso e dos clientes que atendem. Hoje muita coisa superficial é oferecida porque o cliente quer. E não esto falando de cursos, vale para tudo, cursos de TI sei que tem muito porque a demanda quer assim. Quase ninguém quer algo mais aprofundado, que ensina o que dá a base, mesmo que aquilo não será útil de forma direta. Pode ver, as pessoas querem tudo de forma imediatista. Quase toda pergunta sobre o que aprender, é sobre o que dará dinheiro fácil.
Claro que para indicar algo precisa saber dos objetivos da pessoa, de forma detalhada.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).