Executando verificação de segurança...
2

Bootcamps podem ter seu valor, mas nem todos. Muitos são marketeiros. Boa parte tenta vender ilusões. O primeiro foi assim e aí veio vários outros fazendo o mesmo. Não sei dizer especificamente de A ou B se são bons.

Cursos gratuitos podem ou não ser a solução. Boa parte são bem sem compromisso. Eu nem sei se eu deveria falar isso porque alguém vai dizer que estou falando mal porque vou fazer algo gratuito, e de certa forma o pago também é meu concorrente. Mas sequer vou fazer curso, vou ajudar.

Para algumas coisas uma coisa funciona mais que outras. Saber escolher o que usar de ferramenta, começando por cursos, é algo que faz parte da profissão. Quem escolhe mal, aprenderá mal e trabalhará mal.

A pressão pode ser boa, tanto quanto pode ser ruim. Se a escolha por algo sem pressão não for pelos motivos certos, pode ser até uma condenação da evolução.

Superficialidade é ruim (quase) sempre. E demonstra uma falha estrutural do curso e dos clientes que atendem. Hoje muita coisa superficial é oferecida porque o cliente quer. E não esto falando de cursos, vale para tudo, cursos de TI sei que tem muito porque a demanda quer assim. Quase ninguém quer algo mais aprofundado, que ensina o que dá a base, mesmo que aquilo não será útil de forma direta. Pode ver, as pessoas querem tudo de forma imediatista. Quase toda pergunta sobre o que aprender, é sobre o que dará dinheiro fácil.

Claro que para indicar algo precisa saber dos objetivos da pessoa, de forma detalhada.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Resposta muito inteligente!

Eu estou atrás de conteúdo gratuito mais por não achar que vale a pena pagar curso, sendo que não sei nem o básico.
O problema do bootcamp é que nem o básico ensina direito.
E um dos principais motivos pra eu não gostar de toda essa pressão, é porque é meio desnecessário pra quem ainda não sabe nem manipular um if direito né? rs (na minha humilde opinião).
No mais, vou ver o seu conteúdo pra verificar se faz sentido pra mim, desde já agradeço:>

3

Não, o bootcamp, não quer formar ninguém. Ele foi concebido assim. É só distribuição de receita de bolo e pressão para fazer de conta que aprendeu algo. Por isso algo gratuito pode ser superior. Ou pago, mas que aprofunde, que não seja só paraa pessoa ver o resultado e ficar feliz, precisa formar a pessoa a caminhar para o topo. Tudo depende de como a apessoa organiza e sabe selecionar isso.

Uma das vantagens dos cursos é que eles semrpe selecionaram para a pessoa o que seria bom. Mas raramente se resolve da pessoa selecionar o curso bom para ela. Um curso da USP pode ser uma porcaria para certa pessoa. Nem tudo que a Unicampo faz é sério. Só porque elas êm fama, merecida quase sempre, que tudo está livre de ser ruim.

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que as pessoas quem entende pouco do assunto ou tem baixa formação universal, são as que pior selecionarão o que e como estudar. E depois serão os piores indicadores do que é bom. Por isso é muito complicado confiar na palavra das pessoas, não porque elas têm má fé (algums têm, mas é raro).

Eu não posso indicar muita coisa porque eu não posso indicar o que eu não fiz. E agora, não pode ser há anos, tudo muda. E o que fiz há anos, além de poder ser ruim agora, pode não servir para a pessoa. Isso vale pra cursos, livros, e outrso recursos.

Eu sempre mostro que dizem que para ser júnior precisa saber OOP. Aí aparece um cara no SOpt e fala que está com problema de OOP, e diz que não está entrando no if. Falta muito a base. E ela caiu nessa porque ouviu quem não deve ser ouvido.

Ainda não consegui tempo de começar. Até deve surgir uma janela agora pra eu preparar, mas não vou lançar já porque fim e começo de ano muita gente está em férias e não estudam nesse período. Lançar um canal no Youtube é mais complciado que parece. Também estou preparando meu site. Algumas pessoas vão gostar, outras não. Será meio desorganziado, porque não é um curso. Pode ser que depois de um tempo eu comece tudo de novo de forma organizada, mas agora não dá. Eu falarei muito da base (quem gostar tem cahcne de evoluir bem, quem não gostar provavelmente continuará na área pelo dinheiro, não tão fácil quanto alguns acham que é), e carreira e afins e de C#.

2

Estou aguardando ansiosamente, caro Maniero!
E também torcendo para que dê certo.
É raro ver profissionais como você, que fala com seriedade sobre os assuntos propostos.