Executando verificação de segurança...
0

Desistir do BOTCAMP da DIO?

Vou explicar a minha motivação pra pensar nisso, e você caro leitor, me diz o que você acha sobre isso.

Eu tentei participar de um bootcamp da DIO, mas sinceramente, não consigo acompanhar os prazos curtos, e tampouco absorver de forma minimamente decente o conteúdo.

Honestamente não quero mais me arrastar participando desses programas intensivos, penso em apartir de agora, consumir apenas cursos gratuitos sem essa pressão toda, ler documentação oficial, livros gratuitos, repositórios do GutHub, etc.

Eu amei a didática deles, e certamente vou querer fazer os cursos livres da minha área de interesse, mas Botcamp nunca mais, ritmo muito acelerado e muita superficialidade.

Então caro leitor, por gentileza opinar e/ou sugerir conteúdo (não que eu vá fazer tudo né gente, escolher só no máximo 2.).

Carregando publicação patrocinada...
2

Bootcamps podem ter seu valor, mas nem todos. Muitos são marketeiros. Boa parte tenta vender ilusões. O primeiro foi assim e aí veio vários outros fazendo o mesmo. Não sei dizer especificamente de A ou B se são bons.

Cursos gratuitos podem ou não ser a solução. Boa parte são bem sem compromisso. Eu nem sei se eu deveria falar isso porque alguém vai dizer que estou falando mal porque vou fazer algo gratuito, e de certa forma o pago também é meu concorrente. Mas sequer vou fazer curso, vou ajudar.

Para algumas coisas uma coisa funciona mais que outras. Saber escolher o que usar de ferramenta, começando por cursos, é algo que faz parte da profissão. Quem escolhe mal, aprenderá mal e trabalhará mal.

A pressão pode ser boa, tanto quanto pode ser ruim. Se a escolha por algo sem pressão não for pelos motivos certos, pode ser até uma condenação da evolução.

Superficialidade é ruim (quase) sempre. E demonstra uma falha estrutural do curso e dos clientes que atendem. Hoje muita coisa superficial é oferecida porque o cliente quer. E não esto falando de cursos, vale para tudo, cursos de TI sei que tem muito porque a demanda quer assim. Quase ninguém quer algo mais aprofundado, que ensina o que dá a base, mesmo que aquilo não será útil de forma direta. Pode ver, as pessoas querem tudo de forma imediatista. Quase toda pergunta sobre o que aprender, é sobre o que dará dinheiro fácil.

Claro que para indicar algo precisa saber dos objetivos da pessoa, de forma detalhada.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Resposta muito inteligente!

Eu estou atrás de conteúdo gratuito mais por não achar que vale a pena pagar curso, sendo que não sei nem o básico.
O problema do bootcamp é que nem o básico ensina direito.
E um dos principais motivos pra eu não gostar de toda essa pressão, é porque é meio desnecessário pra quem ainda não sabe nem manipular um if direito né? rs (na minha humilde opinião).
No mais, vou ver o seu conteúdo pra verificar se faz sentido pra mim, desde já agradeço:>

3

Não, o bootcamp, não quer formar ninguém. Ele foi concebido assim. É só distribuição de receita de bolo e pressão para fazer de conta que aprendeu algo. Por isso algo gratuito pode ser superior. Ou pago, mas que aprofunde, que não seja só paraa pessoa ver o resultado e ficar feliz, precisa formar a pessoa a caminhar para o topo. Tudo depende de como a apessoa organiza e sabe selecionar isso.

Uma das vantagens dos cursos é que eles semrpe selecionaram para a pessoa o que seria bom. Mas raramente se resolve da pessoa selecionar o curso bom para ela. Um curso da USP pode ser uma porcaria para certa pessoa. Nem tudo que a Unicampo faz é sério. Só porque elas êm fama, merecida quase sempre, que tudo está livre de ser ruim.

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que as pessoas quem entende pouco do assunto ou tem baixa formação universal, são as que pior selecionarão o que e como estudar. E depois serão os piores indicadores do que é bom. Por isso é muito complicado confiar na palavra das pessoas, não porque elas têm má fé (algums têm, mas é raro).

Eu não posso indicar muita coisa porque eu não posso indicar o que eu não fiz. E agora, não pode ser há anos, tudo muda. E o que fiz há anos, além de poder ser ruim agora, pode não servir para a pessoa. Isso vale pra cursos, livros, e outrso recursos.

Eu sempre mostro que dizem que para ser júnior precisa saber OOP. Aí aparece um cara no SOpt e fala que está com problema de OOP, e diz que não está entrando no if. Falta muito a base. E ela caiu nessa porque ouviu quem não deve ser ouvido.

Ainda não consegui tempo de começar. Até deve surgir uma janela agora pra eu preparar, mas não vou lançar já porque fim e começo de ano muita gente está em férias e não estudam nesse período. Lançar um canal no Youtube é mais complciado que parece. Também estou preparando meu site. Algumas pessoas vão gostar, outras não. Será meio desorganziado, porque não é um curso. Pode ser que depois de um tempo eu comece tudo de novo de forma organizada, mas agora não dá. Eu falarei muito da base (quem gostar tem cahcne de evoluir bem, quem não gostar provavelmente continuará na área pelo dinheiro, não tão fácil quanto alguns acham que é), e carreira e afins e de C#.

2

Estou aguardando ansiosamente, caro Maniero!
E também torcendo para que dê certo.
É raro ver profissionais como você, que fala com seriedade sobre os assuntos propostos.

2

Fiz um bootcamp da Dio, de Java, no inicio do ano. Fiz pq queria o overview da linguagem. Eu já conhecia lógica, já programava em outras linguagens, já tinha base em estrutura de dados, hardware e afins. Então, o curso me atendeu.

Agora, para quem está totalmente cru, não digo que não faça. Mas ninguém vai te fazer um programador em seis meses. Faça o bootcamp, estude e saia de lá para aprofundar o que aprendeu.

O mal de hj é esse mindset fast food, de que em tres ou seis meses vc cai sair do zero to hero. Em nenhuma profissão é assim. Não sei porquê insistem tanto que em TI tem que ser.

2

Bootcamp para mim, eu que sou apenas estudante de Java, Javascript e suas tecnologias, funciona mais como uma reciclagem e verificar como são as práticas que o curso vai oferecer. Na minha visão, por exemplo, quando vão fazer o front, não vão parar para explicar redimensionamento, queries, semântica e afins. Não é a finalidade do bootcamp, mas sim realizar algo em pouco tempo

Vejo como um portfólio rápido, que atende uma necessidade quase que genérica e que muitas das vezes falam, do zero ao profissional. Alguns realmente ajudam, outros são apenas fogo de palha.

2

Faça, vá fazendo, não tenha pressa.
É de graça, absorva o que puder, participe do fórum e vai conhecendo o pessoal...

Bootcamp lá é bom, consegui meu primeiro emprego graças a eles. Aprendi algumas coisas legais também...

Se não terminar o bootcamp, não tem problema, cada matéria que tu fez acaba ficando como concluída. Agora estou fazendo um que já estou com mais de 20% concluído porque tem matérias que já fiz em outros. Aí tu vai terminando...

1

Acho que vou adotar a sua sugestão.

Vou fazer até onde der, no meu tempo, mais pra saber qual é a "rota que se deve seguir pra aprender c#".
Brincadeiras à parte, acho que é uma boa introdução, o que esteaga é o praso impossível pra quem é iniciante, mas faz parte.

2

Já fiz um Bootcampo da DIO, realmente é um ritmo muito acelerado, mas como era um assunto que eu já tinha certo domínio, tinha aulas que eu somente jogava para o final para dar como concluída de fazia a avaliação e com isso adiantei muito. Com a experiênca fica mais fácil de acompanhar. Plataforma e didática excelente do iniciante ao experiente.

Mas muitos cursos e Bootcamps vendem a imagem que em 6 meses vocês se torna um Dev que domina o assunto (especialista, sênior e engenheiro de software essa galera costuma colocar nas redes), principalmente uma certa plataforma com o jargão "Fala Dev" (fiz algumas aulas e é puro marketing). Digo isso por que já entrevistei muitos destes cursos e até peguei códigos com qualidade negativa (nem zero).

Tem muito conteúdo free no Youtube, GitHub etc e o que tens que tomar cuidado é filtrar o que é bom ou não. Até o ChatGPT pode ajudar muito em exemplos.

Mas vou falar a real, no mercado dev é bem comum ter prazos curtos, em alguns momentos até para aprender uma nova tecnologia ou linguagem quando existe alteração de equipe, por isso digo pra não desconsiderar estes Bootcamps