Executando verificação de segurança...
29

A revolução da Inteligência Artificial, só que não... (Artigo especializado)

Olá a todos, eu sou programador desde 1989, criei minha primeira aplicação (não era para celulares :D) com o cliper Summer 87 (Se você sabe do que eu estou falando, verifique se não está na hora de tomar os remédios).
Desde os 9 anos quando encontrei um livro perdido sobre algoritmos de programação foi amor a primeira vista, amo tecnologia, já trabalhei até como prototipador em incubadoras de tecnologia, programando a nível de chips e desde 2016 estou cada vez mais inserido na tecnologia do aprendizado de máquina e aprendizado profundo.
Eu sou pesquisador da OpenAi desde 2018 e tenho acompanhado a evolução dos modelos de IA Curie, ADA, Davinci e finalmente o GPT, hoje mais falado do que adotado.

Vejo muitos gurus de empreendedorismo, grandes empresários e doutores falando sobre IA e percebo que eles não tem a menor ideia do que estão falando (Por favor não me julgue arrogante, eles realmente não tem ideia do que falam e eu não me julgo o dono da verdade), eu não tenho preferência por empresa X ou Y de IA, até porque já percebi uma parte do jogo que está se formando. Então eu estou observando e me preparando, algo que você que está lendo esse artigo deveria estar fazendo também.

Hoje no dia que escrevo esse artigo o cenário é o seguinte:

Há um hype muito grande, e como sempre ocorre, o medo está sendo colocado no mercado, até porque boi sem medo não se move. Hoje o paradigma é: Se você for um programador e não souber usar Inteligência Artificial vai ficar para trás.

A realidade é:

Hoje se você for um dev junior e não souber usar IA você vai ficar para trás de outro dev junior. O Sênior vai ficar exatamente onde está consertando as cagadas do dev junior e da IA.

E onde fica a enxurrada de matérias que vemos por aí do tipo: “Criamos um aplicativo completo em 60 minutos com o copilot do git hub” Isso é verdade, mas o que não aparece é que agora quando você for por pra rodar, compilar etc, vai aparecer uns errinhos, e o cara que usou a IA pode perder até mais tempo pra entender o código e consertar do que se tivesse feito ele mesmo porque “entende” o que está fazendo.

E como sempre não existe almoço grátis… Ou você conserta sozinho, ou se for usar IA pra tentar consertar ai sim meu amigo, vai te custar caro, porque terá que fazer 500 requisições, para tentar resolver,
eu fui longe nisso e fiz o teste.

Eu pedi para o GPT 3.5 e 4 para escreverem um código (eu uso IA todos os dias durante meus trabalhos, eu odeio escrever front end html), e adivinhe só quando fui rodar havia erros, ok, nesse dia de teste eu decidi, vamos testar a coisa a fundo.

Então eu expliquei a IA os erros, foi colando as saídas do terminal com erros etc
, exatamente como um iniciante faria, e adivinhe só o que aconteceu?

Testando GPT4 para resolver problemas complexos de programação... é GPT acho que é melhor eu contratar um Junior. pic.twitter.com/Ulp4ZI1XQ0

— Edilson (@Macnator_br) September 19, 2023

E adivinhe só, ela não resolveu nada e ainda criou outros problemas, entrando em um loop de consertar algo e estragar outra parte do código.

17 dólares em 1 dia de uso, sem resolver os problemas, é isso que ocorre se usar os modelos mais avançados de IA hoje em dia, detalhe fiz esse teste no dia 02 de setembro de 2023 coisa de uma semana atrás.

Moral da história: 374 dólares se considerarmos apenas 22 dias úteis = 1811,77 Reais (Sem resolver o problema)
Na minha opinião seria mais vantajoso contratar o dev junior e pagar a ele R$1300,00 que é o que a maioria das empresas faz, e pelo menos poder mandar ele ir aprender e pesquisar.

É claro que existem mil possibilidades, podemos treinar a IA para ficar melhor.

E aí vem o problema mais sério, vamos pegar todos os códigos da empresa, os documentos sigilosos, as atas de reunião, arquivos financeiros e vamos criar uma super IA da empresa, pra ela nos dizer que o problema é que precisa trocar o chefe? E agora nossos dados estão todinhos na mão de uma das empresas gigantes de IA, o que será feito deles, a missa agora vai ser, não se preocupe nosso sistema é focado em sigilo e segurança dos seus dados e você pode acreditar ou não.

Pela experiência que tenho com dados em empresas, eles vão fazer o seguinte, concentrar o maior número de dados possível de empresas de todos os tipos e depois vão usar os dados, para criar produtos para vender para sua empresa, direcionar marketing personalizado para empresas etc, o foco será o B2B, venda empresa para empresa. Porque o mercado de venda de empresa para público está saturado e essa é a notícia que não aparece, o público só quer saber de entretenimento, e não é porque é bobo, é porque não suporta mais a internet do jeito que está, sites com 80% da área coberta de anúncios. Notícias e artigos que são anúncios, não se tem mais conteúdo que não seja um anúncio. E os que são conteúdos bons não aparecem porque não geram engajamento, porque o público não tem mais paciência, porque a IA que já existe a muito tempo nas mídias sociais treinou o público para ser imediatista e ter medo, que gera ansiedade, que gera lucro e hype e movimenta o mercado.

A revolução da IA não será nos resultados que ela fornece, porque cá entre nós privilegiados que entendem de tecnologia, sabemos bem que um time competente de humanos se sai melhor que qualquer IA, e sempre vai ser assim, as empresas vão continuar empurrando atendimento automatizado nas pessoas, até que atendimento humano vai se tornar artigo de luxo, mas vai continuar sendo melhor que uma IA, pelo simples fato do cliente saber que está conversando com alguém real, porque é isso que ele quer e ponto final, o ser humano sente atração por conversar com humanos, não com IAs, por tanto se quer sucesso no seu SAC é melhor contratar homens e mulheres empáticos com vozes bonitas e com foco no cliente e acabou, não há o que discutir sobre isso, a menos que queira reduzir custo.

E aí está o cerne da questão, porque reduzir custo? Muita gente pode pensar que é para ter mais lucro, mas não na maioria dos casos, o mercado está saturado de empresas, para se ver a frente das concorrentes precisa diminuir custo, as crises não quebram mais empresas como em 1929, na crise do subprime em 2008 a maioria delas foi salva, na crise do corona a maioria delas foi salva (pelo menos as grandes), então o expurgo saudável de empresas falidas que tínhamos antigamente, não ocorre mais, o que ocorre é demissão em massa e novos pedidos de financiamento a novos investidores (Os novos otários da vez). E a empresa porcaria que gera porcaria e satura o mercado, continua lá.

E se o mercado está saturado, o público nem presta mais atenção nos anúncios que se tornaram um modelo falido, os anunciantes não suportam mais pagar os custos de cliques em anúncios sem engajamento só porque o cara quer baixar um filme pirata e clica e, 10 anúncios para liberar o download, o que vamos fazer? O relógio está andando tic tac, precisamos bolar outro ecossistema, porque esse já era.

E aí entra a Inteligência Artificial, e o público não é mais as pessoas, são as empresas menores, porque vou correr atrás de público se eu posso pegar empresas menores que concentram o público? É melhor pegar uma maçã ou a macieira?

Como nos designer UX das máquinas caça níqueis onde você é recompensado quando puxa a alavanca ganhando poucas moedas, que foi puxado para as plataformas de vídeos curtos, onde você passa o dedo e ganha a recompensa
e tome anúncio, agora o designer foi para a IA, mas lá o esquema é outro, e vem sendo preparado a muito tempo, eu sei eu estava lá lembra? Desde de 2016.

Vamos sub treinar o máximo de pessoas em programação, dizer que está em falta no mercado, mas tornar bem dificil a contratação, afinal agente não precisa tanto assim (se você dúvida disso basta procurar um emprego na área), não queremos que elas aprendam, apenas queremos que elas saibam superficialmente, menos do que um dev junior deveria saber, assim eles terão um vislumbre do que é possível via tecnologia e aí estará a recompensa.

Vamos treina-los para serem ansiosos e desejarem recompensa rápida (O cão de Pavlov está uivando)

Agora vamos criar um ecossistema, onde eles tenham ajuda imediata para obtenção da recompensa.
Só que como num Jogo de azar, não podemos dar o prêmio, precisamos dar pequenos prêmios, e ir tirando mais do que dermos, provocando um erro aqui e ali que eles não vão poder resolver, mas vão continuar porque a recompensa tá logo ali ao alcance de mais alguns dólares.

Isso se tornou perfeitamente visível para mim ao testar o lançamento do GPT4 a IA era excelente, não errava quase nada de código. E em 60 dias a qualidade decaiu horrores, foi visível, e vários artigos foram publicados do tipo GPT está ficando burra? Não meu filho… GPT está ficando esperta.

Agora vamos criar um mecanismo onde o usuário se frustre em uma plataforma e pode ir para outra, tentar de novo, afinal os donos do mundo precisam dividir riqueza né.

E assim nasce IA da Microsoft, Google, Openai, Amazon, Git etc etc etc.

Mas então tudo é um golpe? A IA não é uma revolução?

Calma… Se você não entrar nesse jogo de uma forma ou outra você vai se ferrar com certeza absoluta, pois não há espaço para quem não participa.

A melhor sacada que posso te ensinar é a seguinte: as empresas grandes têm um comportamento, elas não usam IA de outras empresas, então faça o mesmo. Crie a sua.

Uma Amazon da vida não vai colocar todos os seus arquivos na Microsoft. Não seja bobo não faça isso também.

A tio, mas criar uma IA é caro e difícil, sim é como eu disse não existe almoço grátis e criar uma IA própria dedicada aos dados da sua empresa, é na verdade um belo jantar todos os dias. Por isso você tem 2 caminhos, ou participa do jogo como usuário, ou cria seu próprio mecanismo de IA e usa a seu favor.

Eu arrisco dizer e espero que esse artigo esteja aqui ainda quando ocorrer, que no futuro nada distante, tipo amanhã, às empresas que tiverem sua própria IA serão as verdadeiras produtoras de valor no mercado. Então para você como desenvolvedor, porque não se tornar o fornecedor disso para elas?

Se você leu até aqui, em primeiro lugar estou admirado, parabéns você deve ler as documentações oficiais e consequentemente é um programador que vai estar em outro nível.

Eu te convido (sem propaganda ok) a me seguir no twiter (X) criei minha conta lá a pouco tempo, pois minha conta do Linkedin foi banida, porque eu andei falando sobre isso lá, e isso reafirma para mim que estou no caminho certo.
Segue o link: https://twitter.com/Macnator_br

E vamos trabalhar…

Carregando publicação patrocinada...
3

Adorei esse texto! Era o nível de discussão sobre IA que eu tava procurando...

Sou Copywriter, em transição de carreira pra programação, e a minha profissão foi uma das primeiras a sofrer com o mito de ser substituída pelo Chat GPT. Eu até já conversei com meu chefe sobre isso, e ele me apoiou desde o início a usar IA pra melhorar o desempenho e reduzir tempo de trabalho. Porém, também comecei a perceber que qualquer probleminha da agência ele quer resolver com IA, e não é por aí o caminho.
É como você falou, se a resposta do chat não é satisfatória, ele faz o maior rodeio para tentar resolver, e acaba mais piorando a situação do que qualquer outra coisa. Acaba sendo mais fácil eu mesma desenvolver do zero. Se isso já acontece com um probleminha simples de copy, imagina na área de tecnologia...
Enfim, obrigada por compartilhar essa visão! Sinto que 90% das discussões sobre IA na internet hoje são toscas e superficiais. Todo mundo repetindo o que circula nas redes sociais, parecendo papagaio de influenciador. Primeira vez que escuto alguém da área trazer uma visão mais sóbria sobre o assunto.

1

Obrigado, esse ė o jogo. Não há espaço para quem ficar de fora entendeu? Em nosso ambiente de internet de hoje você "tem" que fazer parte ou nao existe, se nao sabe tem que fingir que sabe, se nao gosta tem que fingir. Funciona assim por grupos, o grupo dos empregados, dos chefes, dos amigos etc

Se sua opinião não vai de encontro ao desejo do grupo é como ir contra uma retroescavadeira sem motorista.

3

Cara, 1 ano depois (e na tecnologia a gente sabe que é mt tempo), esse artigo envelheceu melhor que o Tom Cruise (compara os 2 Top Gun)! É sempre bom ver a sabedoria aplicada (vulgo "perspectiva") de um cara experienciado na tecnologia que tá vendo mais um hype-train passar, e rindo sutilmente do/da desespero/empolgação de quem corre atrás do trem. Conseguiu até explicar pq que eu, de um dia pro outro, deixei de ser um colaborador valorizado, com um salário >10k, pra ser um freela indesejável. Genial, apenas genial.

2

Me senti assistindo um vídeo do Fábio Akita kkkk muito bom. A parte do Chat GPT ficando mais inteligente ao inves de mais burro foi a cerejá do bolo, eu percebi que agora parece que ele da mais rodeios na hora de responder, antes era mais direto.

0
2

Cara que publicação sensacional, concordo com as verdades (pancadas) ditas aqui, mas sobre o SAC, Telemarketing e afins, acredito que a IA irá evoluir ao ponto de chegar a naturalidade que as pessoas nem chegarão a desconfiar, a não ser que seja explícito que a pessoa estivesse falando com uma IA...

Acredito que o ChatGPT não está ficando mais burro (que nem você disse que está é ficando esperto), mas está ficando é cada vez mais "natural", pois é de se pensar que quanto mais contato com prompts comuns (por exemplo "estou ficando mais careca o que posso fazer") o ChatGPT tem, mais "natural" a forma dele de se "comunicar" será.

E por fim, sem dúvida alguma, aquele que conseguir lidar melhor com IA neste momento será o profissional destacado do futuro, o empresário/empresa que tiver sua própria IA será a empresa que agregará maior valor (isso é discutível) para o mercado.

2

Na verdade os prompts de usuários não são usados para treinar a IA, somente conjuntos de dados de alta qualidade. Faria sentido se eles fossem usados que ela realmente absorvesse esse comportamento mais desleixado, mas infelizmente não é isso que ocorre, a deterioração dela é nitidamente intensional para aqueles que entendem mais a fundo as etapas de treinamento, é como se o objetivo dela fosse, encantar o usuário e fazer com que ele use mais, então ela vai usar as táticas contra você, e podem ser diferentes de pessoa para pessoa, um exemplo se você é um utilizador ferrenho que usa a todo momento, ela vai cometer erros, mas vai solucionar eles depois, assim você usa mais, mas fica ligado a ferramenta, mas para cada um ela ssume uma estratégia, ai está a inteligência, ela contra balanceia o seu nivel de satisfação com o nivel de frustração, sempre mantendo o nivel de frustração não o suficiente pra você abandonar ,é como se você tivesse uma namorada chata, mas que você gosta e não quer largar.

2

Isso é real, é a estratégia dos cassinos e das máquinas caça-níqueis, você pode até ganhar, mas perde também e fica neste loop de expectativa, aprisionado. Estratégia de grandes redes como Facebook, TikTok e afins.

Mas, é perceptível que mesmo com essa "deteriorização do conhecimento" do ChatGPT, ainda sim consegue ser melhor que todas as outras como Bard, Poe e por aí vai, oferecendo conteúdos mais contextualizados, muitas vezes coerentes e facilmente se autocorrigindo. Isso não quer dizer que deve ser acreditado indubitavelmente sem validação alguma. E sim, sem dúvida alguma é usado o conteúdo do prompt que o usuário faz com a resposta, gerando uma nova base de atenção e consequentemente caindo a qualidade academica das respostas por um lado, mas por outro lado trazendo uma subjetividade maior nas respostas, mas talvez isso só não esteja liberado ao grande público. Esperemos o ChatGPT5, 6, etc.

1

eu fiz um projeto onde a solucao nao existia na epoca que os dados de treinamento do gpt4 foram capturados, e ele nao conseguiu achar a solucao. Da mesma forma ele fica te informando solucoes e bibliotecas ultrapassadas. A propria Openai informa que nao sao usados os dados criados pelo usuario para treinamento, porque realmente nao faz sentido ela so informa o que sabe, porque iria treinar com dados que ela mesma forneceu? se ela ja sabe? entende? O decaimento é intensional claramente. Porque os conjuntos de dados nao mudam. Qualquer modelo de IA nao muda com o tempo ela é treinada e acabou. Fica sempre igual a menos que treine ela novamente com mais dados "novos" mas ai seria uma nova versao entende, mais inteligente.

1

Faz sentido treinar com dados que o ChatGPT mesmo forneceu pois a cada interação é um contexto novo que é dado ali, por exemplo, se meu prompt é "me dê 1 receita de bolo de chocolate" pode ser que nas primeiras iterações com os usuários será dado uma receita com 100g de chocolate, mas nas interações com os usuários e feedbacks deles, o ideal fosse 150g para o bolo ficar mais chocolatudo, logo essa informação "nova" precisará se renovar e pra isso é necessário ter a retroalimentação ao Chat... mas é um modelo, logo tá fechado o treinamento, mas não quer dizer que estes updates de informações não irão para outros novos modelos ou já até está sendo refinado neste modelo mesmo. Por mais que dizem que não usam os dados, não usam para fins financeiros e não agora, mas para se retroalimentar, ter feedbacks e melhor compreensão de contextos, isso está acontecendo sim. Os modelos mais novos com certeza virão com maior "inteligência", logo mais!

1

Acho que uma das partes mais difíceis de usar uma IA é construir um bom prompt de modo que ele lhe forneça uma boa resposta de primeira. Quando preciso usar, primeiro informo o contexto do projeto (sem mencionar empresas, o bom e velho 'XPTO' vem a calhar) e depois explico o problema com detalhes, e isso tem dado mais certo do que montar tudo numa frase só.

Excelente texto!

1

É uma boa tática, incluive usar mais de um prompt de informação uns 2 ou 3 pode melhorar ainda mais, ou então usar a api e configurar 2 ou mais IAs que conversem sobre o assunto entre elas, nos prompts você pode colocar uma função para cada uma inclusive, uma é a produtora de código a outra a corretora, a outra avalia qualidade outra a segurança e assim vai, se alguma delas der uma resposta negativa uma outra identifica e reenvia pro produtor de código e assim vai, não é que não possamos usar, é que se torna muito caro para a realidade do mercado fazer algo que chegue ao nível humano.

1

Cara, isso sim é um bom artigo.
Você teria alguma sugestão de por onde começar a estudar para fazer meu proprio modelo de IA?
Estou aprendendo bastante pelos videos do Andrej Karpathy, mas é dificil de entender como seria um modelo desses em produção e com uma quantidade colossal de dados para treinar.
Agradeço novamente pelo artigo e ja to seguindo no Twitt... X também :)

1

Aqui você encontra todos os modelos liberados de IA
https://huggingface.co/

Interface para rodar isso em qualquer PC (depende claro do modelo, pois varia em memoria, processamento etc, além de um conhecimento prévio sobre as abordagens de modelos como tensors, GPTQ etc)
https://github.com/oobabooga/text-generation-webui

Tutorial interessante para rodar no Windows:

https://www.youtube.com/watch?v=V5joNtXdqcY

Eu testei no windows e consegui rodar um GPT2 sem muitos recursos, mas não se engane para rodar modelos mais complexos com mais de 7 Bilhões de parametros precisa de investimento.