Mentorar sendo Iniciante
Há algumas semanas, me ocorreu um pensamento: "Tem como mentorar sem ser um expert?". Como um membro orgulhoso da crescente Comunidade Tech do Twitter, fui até lá e perguntei, abertamente, pela sua opinião.
Os resultados foram surpreendentes, mas não chocantes: três sins convincentes. Na verdade, eu estive mentorando alguns estudantes sendo iniciante. Essa pergunta não era sobre intenção, era sobre validação.
Tem uma praga à solta: a Síndrome do Impostor. Todo mundo é suscetível a ela, novatos e mestres. Pode ser uma antiga amiga, ou te aguardando na próxima esquina.
Eu sou iniciante. E mentorar era uma faca de dois gumes para mim. Era incrível a sensação da minha orientação ser valiosa. Muitas das pessoas que instruí estavam apenas meses atrás de mim ou não tão afortunadas quanto eu. Ainda assim, era terrível não poder responder à altura quando a pergunta era além da minha capacidade.
Foi nesse momento que meu pensamento surgiu. Na realidade, não há vergonha em dizer "eu não sei" e enviar para a pessoa uma thread gigante do StackOverflow, de 2011. É ingênuo assumir que eu possa ter todas as respostas. É ingênuo assumir que um expert possa.
Mentorar vai além do aspecto técnico, é também sobre confiança e conexão. Um iniciante tem a vantagem aqui: ninguém é mais próximo de um estudante do que um Desenvolvedor Júnior (exceto outro estudante… e por quê não ser mentorado por ele também?).
Um estudante pode estar alheio ao verdadeiro valor. Por ora, seu mentor pode ser apenas um amigo esperto com as respostas certas.
O valor para o mentor é evidente. Nenhum conhecimento é tão consolidado quanto aquele que conseguimos ensinar.
Entretanto, mentorar não é sobre ter a resposta. É sobre estar quantos passos for à frente de alguém e estender seu conhecimento com empatia.
Logo, é uma win-win. É obrigatório para ambos. Como um estudante, busque um mentor iniciante (ou mesmo outros estudantes!). Se você conseguiu seu primeiro emprego a pouco tempo, compartilhe a sua jornada e mentore aqueles que estão tentando entrar em campo. Sua ajuda vai ser familiar.