Executando verificação de segurança...
2

Mentorar sendo Iniciante

Há algumas semanas, me ocorreu um pensamento: "Tem como mentorar sem ser um expert?". Como um membro orgulhoso da crescente Comunidade Tech do Twitter, fui até lá e perguntei, abertamente, pela sua opinião.

Os resultados foram surpreendentes, mas não chocantes: três sins convincentes. Na verdade, eu estive mentorando alguns estudantes sendo iniciante. Essa pergunta não era sobre intenção, era sobre validação.

Tem uma praga à solta: a Síndrome do Impostor. Todo mundo é suscetível a ela, novatos e mestres. Pode ser uma antiga amiga, ou te aguardando na próxima esquina.

Eu sou iniciante. E mentorar era uma faca de dois gumes para mim. Era incrível a sensação da minha orientação ser valiosa. Muitas das pessoas que instruí estavam apenas meses atrás de mim ou não tão afortunadas quanto eu. Ainda assim, era terrível não poder responder à altura quando a pergunta era além da minha capacidade.

Foi nesse momento que meu pensamento surgiu. Na realidade, não há vergonha em dizer "eu não sei" e enviar para a pessoa uma thread gigante do StackOverflow, de 2011. É ingênuo assumir que eu possa ter todas as respostas. É ingênuo assumir que um expert possa.

Mentorar vai além do aspecto técnico, é também sobre confiança e conexão. Um iniciante tem a vantagem aqui: ninguém é mais próximo de um estudante do que um Desenvolvedor Júnior (exceto outro estudante… e por quê não ser mentorado por ele também?).

Um estudante pode estar alheio ao verdadeiro valor. Por ora, seu mentor pode ser apenas um amigo esperto com as respostas certas.

O valor para o mentor é evidente. Nenhum conhecimento é tão consolidado quanto aquele que conseguimos ensinar.

Entretanto, mentorar não é sobre ter a resposta. É sobre estar quantos passos for à frente de alguém e estender seu conhecimento com empatia.

Logo, é uma win-win. É obrigatório para ambos. Como um estudante, busque um mentor iniciante (ou mesmo outros estudantes!). Se você conseguiu seu primeiro emprego a pouco tempo, compartilhe a sua jornada e mentore aqueles que estão tentando entrar em campo. Sua ajuda vai ser familiar.

Carregando publicação patrocinada...
2

Algo que li num livro de negócios há alguns anos era algo mais ou menos assim: "Seja sempre o mentor de alguém e seja mentorado por alguém". Não era exatamente assim, mas em resumo é isso. Ainda sou muito jovem e percebi que segui esse conselho sem saber. Ao longo do meu ensino médio, fiquei muito amigo do meu professor de física e dele recebi um ótimo conselho para a vida: "Antes de decidir o fazer daqui pra frente, estude de tudo e depois escolha". Acho que isso me ajudou muito.

Atualmente, estou no segundo período da faculdade de ciências da computação e entrei no curso absolutamente zerado. Eu mal sabia executar um for em python. Pouco mais de 5 meses depois, cá estou eu sendo monitor do pessoal do primeiro período ensinando python e cálculo. Provavelmente uma das melhores decisões que tomei neste ano. O processo de esinar aos outros tem sido muito gratificante e venho aprendendo bastante. Sinto que os meus "alunos" estão conseguindo acompanhar bem o conteúdo e isso me deixa bem contente. :)

1

exelente camarada! exelente!!

ensinando tambem se aprende e se assimila... é a ensinar que entende se percebeu a materia de forma consisa e concreta(porque as vezes entendemos e nao conseguimos explicar).

Na vida é assim! ajudar e ser ajudado!

1

Esse é uma temática estuda mais a fundo na Pedagogia, Psicologia e Sociologia. Quando você coloca na posição de mentorar uma outra pessoa você esta praticando o Ensinar a base da Pirâmide de aprendizagem de William Glasser o que corresponde a ter 90% da capacidade de aprendizado de um assunto em comparação com 80% de praticar e ou exercer uma atividade que ponha em pratica o conhecimento do assunto.

Eu pessoalmente me relaciono muito com isso, durante minha gradução ou me mestrado o momento que eu sentinha que aprendia mais era quando estava fazendo parte de um grupo de estudos, dando aulas particulares ou explicando para alguém o que ele deveria falar e explicar do trabalho(TCC) que ele tinha comprado. Ter de explicar alguma coisa para outra pessoa que não pensa do mesmo jeito que você te faz ter de pensar e fazer colocações ou criar exemplos que fassam sentido para essa pessoa, isso exercita tanto o assunto em questão como também suas softs skills e isso pode ser ainda mais importante do que muitos assuntos que vocês vai estudar na sua vida.

Há muitos jeitos de se um mentor/professor também, não se prenda somente a ter uma pessoa que esta ali do seu lado ou que venha te pedir ajuda. Você pode ir atrás também, em forums como o TabNews, abrino um Live em alguma plataforma, fazendo videos e postando e por ai vai. Não espere pela a oportunidade, a faça.

1

sem duvida e nao posso estar mais de acordo.

Esta area é MUITO abrangente. um universo de facto.

eu considero um mentor como um guia. Nao é um sabe tudo, mas é aquele que te pega e te auxilia nas coisas .

grande abraço!