Executando verificação de segurança...
5

Pense como um matemático ao escrever seu próximo software

Leslie Lamport provavelmente é um nome desconhecido para a maioria das pessoas, mas suas contribuições extraordinárias para a ciência da computação contam o LaTeX, um sistema de digitação para escrever fórmulas e documentos científicos de maneira bem sofisticada. LaTeX é o padrão no meio científico de como escrever artigos.

Outra contribuição seminal foi no campo da computação distribuida, trabalho na qual tornou possível a infraestrutura de nuvem do Google e Amazon.

Mas a ideia chave aqui neste pequeno post, uma ideia que compartilho com o Lamport, é ao invés de codificarmos, vamos começar a programar. O que isso significa? Escreva seus programas e algoritmos em termos matemáticos e não em linguagens de programação. Se você quer fazer alguma coisa direito, você precisa escrever seus algoritmos com precisão matemática.

Não irei entrar no assunto, apenas apresentá-lo. Deixarei na fonte o artigo completo sobre os pensamentos do Leslie Lamport sobre o assunto, além de uma bela entrevista dada a revista Quanta Magazine.

Carregando publicação patrocinada...
5

Sou professor de matemática, e acredito que a matemática e a programação possuem muitas coisas em comum, assim como um motor que rege as duas, e esse motor é o pensamento lógico. Durante minha experiência como professor, ficou claro que a matemática dada nas escolas no nosso país tem uma grande falha, e ela não é a única que passa por isso, o estudante brasileiro vê o ato de ir para escola não como algo que lhe será útil em vida, mas como uma mera obrigação imposta. Deixando assim de aprender e passando apenas a decorar os saberes passados, é verdade que muitos professores já foram moldados nesse meio enquanto alunos, e promovem o mesmo ato enquanto professores.
Aprender matemática deveria ir muito além de fazer contas, mas deveria ser uma ferramenta para que o pensamento matemático fosse incutido nas mentes dos alunos, podendo assim fazer com estes desenvolvessem habilidades de lógica, resolução de problemas entre outras.
As mesmas ferramentas são de extrema importância para o ato de programar.
Portanto acredito que não é o saber matemático que transforma o software, mas sim o que vem com ele que nos pormite ver além do óbvio e adentrar Problemas computacionais com as ferramentas corretas.