Executando verificação de segurança...
3

Ô, dúvida cruel: aprendendo programação

Olá, Mundo!

Obviamente, ninguém me conhece por aqui. Me chamo Lucas Ribeiro e tenho alguma experiência em matemática avançada. Estou interessado em aprender programação e tenho várias referências (em todos os níveis) de como começar a estudar programação de computadores.

Depois de muito tempo pensando sobre o assunto, me deparei com a ideia de que eu queria começar da forma mais básica possível, apesar de estar indo "contra" os meus princípios de enfrentar diretamente o olho do furacão desde o primeiro contato com qualquer assunto.

E aqui está a minha escolha, o Grasshopper, uma plataforma interativa do Google que ensina programação como se você estivesse aprendendo inglês no Doulingo.

O que deixo aqui para vocês é a seguinte pergunta:

É um bom ponto de partida? Terei grandes problemas quando eu resolver estudar mais "seriamente" programação de computadores? Sempre vejo grandes discussões sobre "quais são as melhores linguagens para começar", etc.

Deixando claro que o meu momento atual não é de alguém que está procurando um emprego e sim uma nova paixão (quem sabe).

E, só pra finalizar, no Grasshopper se estuda Javascript – apesar da linguagem em si não ser o ponto central de aprendizagem da plataforma mas os conceitos universais em programação de computadores.

Conheça o Grasshopper:
https://grasshopper.app/pt_br/

Carregando publicação patrocinada...
4

O Grasshopper é um bom ponto de partida para entender o que é programação, e alinhar com o que você pensa que é programação de computadores. Afinal, tudo tem que ter um ponto de partida.
Depois de verificar se é isso que você espera do mundo da programação, sugiro começar pelo básico (o básico mesmo).

Existem vários cursos online sobre programação, quando iniciei, usei por muito tempo a Rocketseat (https://app.rocketseat.com.br/), e é gratuito. Na Rocketseat tem um metodologia bem interesando para que está começando, o Curso Dicover. Você irá aprender o basico do básico e pode ir avançando nos cursos e ir aprendendo cada vez mais.


apesar de estar indo "contra" os meus princípios de enfrentar diretamenteo olho do furacão

E... por experiência própria, eu tinha ess tipo de abordagem, e mais cedo ou mais tarde você vai ficar estagnado em algum problema por nmão ter uma base forte, até mesmo em problemas mais simples do dia a dia de programação.

Espero que tenha ajudado, abraço. 🤗