Laravel site começa a performar bem no google. E agora?
Dois anos atrás queria aprender Laravel e criei um agregador de súmulas e teses vinculantes dos tribunais superiores. Como não estava com muito saco de pensar num nome, ficou mesmo "Teses & Sumulas", no domínio tesesesumulas.com.br . Depois que o site estava pronto, criei alguns robôs em Python que todo dia vasculham a base desses órgãos públicos e abastecem a base de dados do T&S.
Para o operador do direito o site pode ser bastante útil, pois essa jurisprudência agregada tem efeito vinculante, ou seja, nós juízes somos obrigados a segui-la; não temos independência alguma relativamente às questões correspondentes. Assim, quando tenho dúvida se algum assunto já foi resolvido em caráter vinculante por algum tribunal, navego para o T&S, faço a busca lá com a keyword respectiva e... voilá. Não preciso ficar pulando de site em site dos tribunais.
Acontece que esse projeto, que iniciei apenas para aprender Laravel, está ganhando força na busca orgância do Google. Muita gente pesquisa algo como "súmulas sobre [[ tema x ]]", e o Google tem botado o T&S nas primeiras posições dos resultados (se quiser testar, use "sumulas sobre ação civil publica" ou "sumulas sobre adoção", por exemplo). Isso porque eu passei a armazenar diversas buscas de usuários no T&S e, as que eu considero boas, transformo em páginas de "pesquisa pronta". São exatamente essas que vêm perfomando bem no Google.
A imagem abaixo retrata a evolução crescente do site:
A dúvida agora é: o que fazer para não perder o "momentum"? Criar cada vez mais páginas? Recolher emails prometendo futura newsletter? Municiar um modelo de IA com os dados da base para que ele passe a receber textos e possa identificar se há alguma súmula ou tese aplicável?
Orcei um especialista em SEO para dar uma geral, mas estou com dúvidas: se o número de acessos está crescendo e o Google está rankeando bem o site, sinal de que o trabalho foi bem feito, não?
Enfim, fica o "case", para quem quiser/puder ajudar com opiniões e sugestões. Quaisquer "two cents" serão bem-vindos!