A alta de vagas em TI
Pessoal, quantos de vocês já se depararam com matérias com títulos como: "mercado de TI tem apagão", "sobra emprego e falta mão de obra na área de TI", ou o meu preferido, "alto salário e mão de obra escassa".
Bom, matérias como essas são cada vez mais vistas pela internet, de acordo com uma pesquisa publicada pela Uol Economia, "Tecnologia da Informação" é a nona vaga mais buscada na internet.
Ainda, de acordo com a CNN Brasil, a procura por profissonais de TI cresceu 671% durante a pandemia. Mas, será que é realmente isso tudo?
Não é difícil de encontramos diversas vagas em TI por meio de uma simples busca no Google, nas mais diversas cidades e áreas, entretanto, vocês já pararam para observar se os requisitos e atividades da vaga estão de acordo com o cargo e salário proposto? Podemos observar muitas vagas de "junior" solicitando requisitos de sênior, mas, pagando um salário de junior.
Outra pesquisa levantada pelo Indeed e publicada pelo G1, mostra que 59% das vagas em "DevOps Engineer" ficaram abertas por mais de 60 dias, liderando a posição. Ainda nesse ranking, a área da TI é maioritária, ocupando 10 das 15 posições de "vagas abertas por 60 dias ou mais".
Fica meu questionamento, será que essas vagas estão tendo dificuldades em serem preenchidas devido a escassez de profissionais qualificados, ou devido a falta de sensatez por parte dos contrantes?