Acredito que o mercado de tecnologia na maior parte do tempo foi assim, um mercado difícil de se conseguir a primeira colocação. Com profissões que tem uma curva de aprendizado longa e complicada para se conseguir esse primeiro emprego. Hoje o aprendizado é um pouco mais acessível pela quantidade de informações que se tem na internet.
O que aconteceu durante a pandemia ao meu ver foi um ponto fora da curva.
Quanto a questão dos engenheiros de IA serem altamente valorizados, acontece por conta do hype, do número de projetos utilizando IA para serem desenvolvidos atualmente. 15 anos atrás o grande hype era nuvem. Pouco tempo atrás o Metaverso (que no fim flopou) era a próxima grande coisa. Me lembro de cursos para formar especialistas em Metaverso, (me pergunto como era possível ter especialistas em algo que ainda era tão novo).
O que nos resta saber é se a IA é realmente a grande catarse que vai levar ao processo de automação do desenvolvimento, e purificar o mundo dessas criaturas vis que são desenvolvedores. Ou se é só mais um passo nesse mercado mutante de tecnologia.
Somente o futuro nos dirá. E talvez nesse futuro vocês me encontrem sendo um lenhador que fala com pesar sobre programação:
"CSharp? Há quanto tempo não ouço falar nesse nome..."