Executando verificação de segurança...
1

Olá, Lucas.

Atualmente tomei a decisão de migrar de carreira, mas tenho muitas dúvidas em todo o processo.
Um dos meus objetivos é conseguir um vaga para o exterior e, talvez eu pareça utópico, conseguir morar fora em busca de uma qualidade de vida. Então me deparei com seu relato que chamou minha atenção com muitas informações relevantes para mim.
Então, pensei que talvez eu pudesse tirar dúvidas com você se eu contasse um pouco do meu cenário atual.

  • Desde já, peço desculpas pelo incomodando e agradeço pelo retorno e pelo tempo que dedicou para ler e/ou me responder.

Bom, atualmente trabalho com call center (chato pra caramba ¬¬) e estou mudando de carreira tomando posse em concurso público (policial). Ambas as carreiras não são o que desejo para mim, mas prestei concurso para ter o mínimo de qualidade de vida ganhando 5k.

Estou concluíndo meu curso de ADS e já estou pensando em começar uma nova graduação em Eng de Software, mas é algo que demanda um tempo mínimo de 4 anos. Não há problemas para mim me dedicar todo esse tempo, na verdade vejo como um investimento.

Mas eis o ponto que me fez tentar buscar ajuda com você. Seria possível conseguir uma oportunidade de emprego na programação sem experiência de estágio ou contrato anterior para ganhar algo pelo menos perto dos 5k?
Freelas da vida me dariam a experiência necessária que o mercado pede para conseguir minha primeira oportunidade? Você me daria dicas?

_Bom, meu pensamento é trabalhar duro para estar o mais preparado possível para o mercado. Tempo não seria problema para mim. Mas o ponto que me preocupa é como conseguir migrar de carreira sem transgredir drásticamente minha vida financeira.

Grato!

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Oi Luciano!! Não precisa pedir desculpas por perguntar. Toda dúvida é sempre bem vinda.

Tenho um amigo que está numa situação parecida. Ele já é analista numa empresa, e não poderia pegar um salário menor do que ele ganha nessa transição.

Então, é possível? É sim. Porém é um caminho mais complicado do que os outros.

Contratar alguém é um exercício de confiança. Como candidato, você precisa mostrar pra pessoa duas coisas:

  1. Mostrar que você quer o trabalho
  2. Mostrar que você sabe fazer o trabalho

Mostrar que você quer é algo que vc pode fazer aplicando de maneira diferenciada. Por exemplo: você viu uma vaga numa empresa gringa. Apesar de nunca ter trabalhado pra fora (ou mesmo na área), você achou que se encaixaria nessa vaga, porque as tecnologias batem com o que você tem estudado.

Como vc não tem experiência, fica difícil passar só por conta do currículo, o filtro mais comum que temos nessa fase.

Então, você precisa se destacar de outra forma. O que eu faria:

  1. Mandaria um email direto pro fundador da empresa, falando do porque eu acho que me encaixaria nela.
  2. Nesse email, sugira uma funcionalidade, reporte algum bug no produto da empresa. Ou mostre algo que você fez que se orgulha.
  3. O seu objetivo é responder a pergunta: "por que eu contrataria essa pessoa?"

Isso te ajuda a mostrar que você quer o trabalho.

E também, caso você envie projetos que já trabalhou (acessíveis publicamente na Internet), também mostra que você sabe fazer o trabalho.

Para se acostumar com isso, minha dica é: faça coisas em público. Poste sobre o que você tem trabalhado no LinkedIn, Twitter, e aqui no TabNews também.

Compartilhe as lições que você tem aprendido.

Essa é a melhor maneira de aprender e também de construir uma marca pra você.

Se você conseguir uma vaga pra fora, com certeza irá ganhar mais do que 5k. Provavelmente ao menos uns 10k jogando bem pra baixo. Eu imagino que seria uns 15-20k.

Agora, se você não souber inglês, você ainda consegue fazer isso em empresas brasileiras. Só que é mais difícil encontrar as empresas que pagam esse nível de salário para juniors.

Não sei aonde você mora, mas a melhor alternativa seria procurar empresas de São Paulo que contratam remotamente. Os melhores salários estão em SP.

Espero que tenha ajudado! Qualquer outra dúvida, pode falar. Se quiser entrar no Discord, lá costumo responder com mais rapidez tb.

Abraços e desejo sucesso na transição!!!