Dev na Gringa: carga horária e cultura
Postado originalmente no Dev na Gringa Substack.
Semana passada, falamos de modelos de contratação, impostos, hardware e como começar do zero. Hoje, vamos discutir a questão de carga horária e cultura. Como são os dias trabalhando pra fora e dicas para se dar bem nesse ambiente.
📣 O que esperar do artigo
- Como é a carga horária trabalhando pra fora?
- Quais são as diferenças culturais entre empresas brasileiras e americanas?
- Dicas para se destacar nesse ambiente
- Para assinantes: mentoria em grupo do mês e nosso plano seguindo em frente
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🕰️ Carga horária? Bate ponto? Como funciona?
O horário sempre foi flexível, tanto em contratos PJ quanto CLT.
Meus contratos para posições em período integral seguiam o padrão de 40 horas semanais. A escolha de quando cumprir essas horas era minha.
Para empresas onde você é contratado por hora, é necessário enviar o relatório de horas todo mês. Isso é usado para o invoice da empresa contratante, que determina o quanto você vai ganhar.
Apesar do horário ser flexível, todas as equipes em que trabalhei têm um conceito de core hours. É um período fixo no dia onde todos do time tentam ficar online. Costuma ser ajustado ao fuso horário da maioria da equipe ou do fundador.
Contratos CLT são geralmente dados como cargos de confiança. Não precisa registrar ponto. A performance é medida pelo impacto e resultados entregues, sem pagamento de horas extras.
Oncall (ou sobreaviso)
Estar em oncall significa ser responsável pelo sistema caso algo dê errado. No mundo do software, espera-se que os sites e aplicativos estejam funcionando 24/7.
Mas, eventualmente algo irá dar errado. Essa é a natureza dos sistemas distribuídos.
Quando você está oncall, é acionado para resolver esses problemas. Nunca estive oncall numa empresa brasileira, mas trabalhando para fora, isso faz parte da minha rotina desde 2021.
Não é comum receber pagamento de horas extras por estar oncall, mas algumas empresas oferecem folga após determinados períodos.
🇧🇷 As diferenças na cultura corporativa
Vou discutir três áreas onde notei as maiores diferenças ao trabalhar pra gringa. Existem outras, mas essas foram as que mais afetaram o meu dia a dia.
Comunicação, feedback e promoções
No Brasil, a comunicação tende a ser mais indireta, com foco em construir relações antes de abordar questões profissionais. Há uma tendência de evitar conflitos e críticas diretas, o que também afeta o feedback.
Nos EUA, a comunicação é mais direta e específica. Feedbacks são dados de forma clara e objetiva, o que facilita o entendimento e a ação.
Promoções no Brasil muitas vezes dependem de anos de experiência, enquanto nos EUA, são baseadas no impacto e resultados.
Tomadas de decisão e hierarquia
No Brasil, as decisões são geralmente top-down, centradas na diretoria e com burocracia envolvida. Nos EUA, em empresas de tecnologia, há mais oportunidade para dar opiniões em decisões estratégicas.
Além disso, gerentes nos EUA tem um papel maior como coach. Eles nos ajudam a alinhar nossos objetivos pessoais com as prioridades da empresa.
Prazos e pressão
A pressão por prazos pode variar muito, mas notei um cuidado maior com a saúde física e mental nas empresas americanas. Historicamente, em algumas empresas no Brasil, a pressão por entregar resultados pode ser extrema, com horas extras excessivas.
Nunca vou esquecer do dia onde eu fiquei 23 horas (de 9h até 8h do dia seguinte) no prédio da empresa. Dica: não façam isso.
📈 Dicas para a transição de trabalhar pra fora
Aqui estão três dicas essenciais para quem está fazendo essa transição:
- Para todo feedback que você receber, agradeça. Feedback é raro e valioso. Dizer "obrigado" é uma maneira fácil de construir e manter relacionamentos.
- Fale o que você pretende fazer, faça, e depois explique o que aprendeu. Isso ajuda a construir confiança com a liderança e desbloqueia projetos mais ambiciosos.
- Avise cedo se algo saiu fora do planejado. É normal que estimativas não se cumpram. Comunique cedo e frequentemente qualquer mudança ou incerteza.
Essas são as principais para começar nessa nova cultura. Se quiser saber mais, veja conselhos mais abrangentes nesse artigo.
✅ TL;DR
- Carga Horária e Bate Ponto: Horário flexível, geralmente 40 horas semanais. Core hours são comuns para alinhar com o time. Contratos CLT não exigem registro de ponto.
- Oncall: Responsabilidade de resolver problemas fora do horário normal. Não há pagamento extra, mas algumas empresas oferecem folgas compensatórias.
- Diferenças Culturais:
- Comunicação: Nos EUA, é mais direta e objetiva. No Brasil, tende a ser mais indireta.
- Tomada de Decisão: Mais oportunidades de participação nos EUA. No Brasil, é geralmente top-down.
- Prazos e Pressão: Empresas americanas demonstram maior cuidado com a saúde mental e física.
- Dicas para Transição:
- Agradeça todo feedback.
- Comunique claramente suas ações e aprendizados.
- Avise cedo sobre mudanças nos planos ou prazos.